Alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Na hora de elaborar uma dieta saudável e balanceada, as pessoas costumam se iludir com determinados alimentos. Isto acontece porque nem todos os itens…

Nem todos os alimentos são saudáveis como parecem.

Na hora de elaborar uma dieta saudável e balanceada, as pessoas costumam se iludir com determinados alimentos. Isto acontece porque nem todos os itens garantem uma alimentação adequada, ou seja, rica em nutrientes. As tentativas de perder peso também podem fazer com que o indivíduo inclua alimentos no cardápio diário que não fazem tão bem para a saúde e geram uma carência nutricional.

O perigo que nem sempre é notado

O perigo de uma alimentação inadequada mora, na verdade, nas substituições. Por exemplo, o indivíduo que está passando por uma reeducação alimentar e troca os ingredientes por outros menos calóricos e gordurosos. Tal atitude que parece saudável pode acabar prejudicando a saúde e representam verdadeiras armadilhas para quem está à procura de uma dieta nutritiva e saudável.

Alimentação: Itens que parecem saudáveis, mas não são

Os especialistas alertam, sobretudo, para os alimentos light e diet que simbolizam a ideia de emagrecimento e vida saudável. Confira a seguir alguns alimentos que parecem saudáveis, mas não são.

Entenda melhor as classificações. Veja: Diferença entre diet e light

O óleo do creme de amendoim concentra os principais nutrientes.

1. Creme de amendoim com gordura reduzida
A pasta de amendoim, que exibe na sua embalagem a promessa de pouca gordura, é um produto que priva o indivíduo dos melhores nutrientes das castanhas, que estão presentes no óleo. Desta forma, a versão menos gordurosa do creme não gera os mesmos benefícios que o amendoim em seu estado natural, como a diminuição dos riscos de câncer e problemas cardíacos.

2. Pães com muitos grãos
O consumidor, muitas vezes, se ilude com o termo “multigrãos” presente nas embalagens. Os grãos podem até fazer bem para a saúde do coração, mas quando eles são refinados demais, os benefícios ficam comprometidos. É importante ressaltar também que os pães não são preparados com 100% de grãos, eles também possuem farinha branca na composição, que se transforma em açúcar no organismo.

3. Água fortificada
As bebidas vitaminadas, como é o caso da água fortificada, não substituem a água normal na hora de hidratar o corpo.

4. Creme de leite light
Este produto se revela uma armadilha, pois embora tenha menos gordura, ele possui uma grande quantidade de sódio que pode prejudicar a saúde.

5. Nuggets assados
Independente do nugget ser frito ou assado, isto não muda o fato dele não ser feito puramente de frango.

6. Saladas sofisticadas
Uma salada bem elaborada pode ser prejudicial, principalmente quando ela é carregada de maionese.

7. Barras de cereais
As barrinhas, muito consumidas para amenizar a sensação de fome, são ricas em frutose (açúcar e gordura saturada). Ao invés de consumir as barras de cereais, os nutricionistas recomendam frutas e iogurtes.

Para que o sanduíche seja saudável, é importante ficar atento ao recheio.

8. Sanduíche Natural
O sanduíche natural pode fazer bem à saúde, mas para que isso aconteça, os ingredientes devem ser selecionados com muito cuidado. O recheio do pão integral não pode ser muito gorduroso ou calórico.

9. Bebidas Esportivas
Estas bebidas são recomendadas para quem faz treinos pesados, mas o consumo deve ser controlado. A grande quantidade de potássio e sódio pode prejudicar as pessoas que não são adeptas aos exercícios físicos.

10. Biscoito salgado integral
Pouco diferente da versão clássica, o biscoito integral também é rico em gordura e sódio, por isso o seu consumo exagerado pode fazer mal a saúde.

Saiba mais: Benefícios de ter uma Alimentação Saudável

Top