Alimentos que nem sempre são saudáveis

Muitas vezes fazemos substituições de alimentos no nosso dia-a-dia, trocando, por exemplo, o almoço por uma salada ou tirando as refeições que são supostamente…

Alguns alimentos podem parecer saudáveis, mas nem sempre realmente são.

Muitas vezes fazemos substituições de alimentos no nosso dia-a-dia, trocando, por exemplo, o almoço por uma salada ou tirando as refeições que são supostamente calóricas. Porém, é muito importante saber que existem alimentos que parecem saudáveis, mais nem sempre são. Saiba mais.

Perigos das substituições

Quando fazemos uma dieta com o propósito de emagrecer ou mudar a alimentação para uma mais saudável, é muito comum fazer trocas dos ingredientes por aqueles aparentemente menos calóricos.

Porém, existem algumas substituições que não valem à pena, ou porque não tem resultados eficazes ou por serem prejudiciais à saúde. É muito importante ficar atento aos alimentos que serão consumidos, pois nem sempre são saudáveis.

Veja os benefícios de uma alimentação saudável 

 

É importante tomar cuidado com as substituições.

Dicas de alimentos que nem sempre são saudáveis

1. Saladas combinadas: saladas que contém atum, frango geralmente são combinadas com maionese ou com gorduras contidas em seus ingredientes. Dessa forma, é muito importante dar preferência aos produtos lights e ficar de olho no tamanho da porção.

2. Pães multigrãos: muitas embalagens trazem o termo multigrão, o que geralmente atrai como algo saudável. Porém, nem sempre são integrais, grande parte deles é preparada com grãos refinados, assim não trazem os mesmos benefícios que os pães integrais.

3. Pasta de amendoim com gordura reduzida: as versões com menos gorduras não são necessariamente mais saudáveis que as comuns. Todas são bastante calóricas, mas em geral a versão com menos gorduras possui mais açúcar.

4. Barra de cereais: são tidas como ótimas opções para enganar a fome. Porem é muito importante ficar atento, pois muitas contêm grandes quantidades de xarope de milho, açúcar e gordura saturada. Portanto é muito importante tomar cuidado com as informações nutricionais contidas no rótulo.

Leia Também:  Vagas de Emprego no McDonald's

5. Smoothies: por ser feito de frutas, os smoothies possuem um aspecto muito saudável. O problema é o tamanho e as combinações que são feitas com outros ingredientes como açúcar e sorvete. É preciso ficar atento para essas combinações que podem se tornar muito calóricas.

6. Peru: o peru é uma excelente fonte de proteína magra e uma ótima escolha para o jantar. Porem as versões embaladas costumam conter grandes quantidades de sódio. É muito importante ficar de olho das indicações do rótulo.

7. Bebidas esportivas: essas bebidas são muito consumidas após os treinos em academias, são excelentes fontes de potássio e sódio. Porém, elas são indicadas para quem treina pesado e não devem ser usadas como uma simples bebida depois de atividades leves. Dê preferência para água mineral ou sucos naturais.

Veja algumas dicas de alimentos que não engordam

 

Os pães feitos com grãos refinados não possuem as mesmas propriedades nutricionais dos integrais.

É muito importante ficar atento na hora de fazer substituições nos alimentos, pois, dependendo da sua escolha, pode ser prejudicial à saúde ou simplesmente não fazer diferença na quantidade de calorias. Lembre-se que uma boa alimentação deve conter quantidades moderadas de carboidratos, proteínas e outros nutrientes.

Top