Alimentos que mais causam infecções

Isabella Moretti 20/11/2012 Bem Estar

Os alimentos representam um perigo para a saúde quando não são conservados da forma adequada ou já estão com a data de validade vencida. O consumo de determinados itens alimentares podem aumentar as chances de infecção alimentar, sobretudo durante o verão.

Dor de barriga, irritação, incômodo, náuseas, vômitos, mal-estar e febre são sintomas de infecção alimentar. (Foto:Divulgação)

A infecção alimentar tem as mesmas manifestações clínicas que a intoxicação, ou seja, apresenta sintomas característicos como diarreia, dor de barriga, irritação, incômodo, náuseas, vômitos, mal estar e febre. Embora os dois problemas de saúde sejam semelhantes, a infecção é um pouco mais grave e leva alguns dias para se estabilizar.

Como acontece a infecção alimentar?

A infecção alimentar é causada principalmente pelos alimentos preparados de forma inadequada, pois eles apresentam alta concentração de micro-organismos e toxinas que danificam o organismo humano.

Saiba mais: Contaminação de alimentos: como evitar

Alimentos que mais causam infecções

Conheça a seguir os alimentos que mais causam infecções:

Quando não são preparados corretamente, os ovos causam infecção por salmonella. (Foto:Divulgação)

Ovos: no sistema digestivo das aves há uma bactéria chamada Salmonella, capaz de contaminar os ovos. Para conter a ação deste micro-organismo, é necessário preparar o alimento cozido ou frito, de modo que a gema fique durinha.

Frutos do mar: se o produto desta categoria apresentar um aspecto ou odor diferente, não deve ser preparado para a refeição. Após a compra, os frutos do mar também precisam ser conservados adequadamente em local refrigerado. Ao manipular o alimento, é importante estar com as mãos e roupas limpas.

Frutas, verduras e legumes: estes alimentos apresentam agrotóxicos e bactérias, por isso é importante lavá-los corretamente antes do consumo. O uso de uma solução com água e cloro permite a higienização das frutas, verduras e legumes.

Cereais: alimentos como arroz, farinha e temperos secos também podem causar infecções devido à presença de bactérias. Para evitar este tipo de problema, é necessário realizar o cozimento em alta temperatura. Se o produto apresentar bolor, deve imediatamente ser desprezado.

Leite: nem sempre o leite recebe o tratamento adequado, ou seja, as etapas de esterilização e conservação não são realizadas como deveriam. Neste caso, é recomendado selecionar o melhor produto, dando preferência ao tipo longa vida.

Enlatados: a toxina Clostridium Botullinun está presente em alguns enlatados de baixa qualidade, podendo assim causar o botulismo. Para evitar a contaminação, o consumidor deve verificar com cuidado as latas e vidros, evitando assim os produtos que estiverem estufados.

Água: quando não recebe o tratamento adequado, o líquido vital para a vida concentra micro-organismos que prejudicam a saúde. Por isso, ao consumir água da torneira para beber ou cozinhar, é necessário fervê-la antes.

A falta de higiene dos pegadores de sorvete também causa infecção. (Foto:Divulgação)

Sorvete: a sobremesa favorita do verão requer alguns cuidados para o consumo. Por exemplo, ao comprar sorvete de massa, é importante evitar o uso de pegadores que ficam em água suja e parada. ´

Veja também: Como evitar infecção alimentar no verão

Outros artigos

Onde praticar Canoagem

23/05/2011

Onde praticar Canoagem

Para quem gosta de praticar esporte radicais, canoagem é uma boa opção. A canoagem é um esporte náutico praticado com canoas os caiaques e existem varias modalid...

Os candidatos ao Globo de Ouro 2012

16/12/2011

Os candidatos ao Globo de Ouro 2012

O anúncio dos concorrentes ao Globo de Ouro 2012, foi feito na última quinta-feira (15), pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA). A premiação se ...

Ofertas Chevrolet Usados

11/03/2010

Ofertas Chevrolet Usados

Ofertas Chevrolet Usados: Você que pretende comprar um veículo usado, não deixe de conferir a nossa matéria para que você possa saber onde comprar um ótimo veícu...