Alimentos que facilitam a digestão

É bastante comum sentir aquele mal estar depois de exagerar na quantidade de comida ou até mesmo depois de escolher mal o cardápio. Os…

Por Editorial MDT em 14/12/2012

É bastante comum sentir aquele mal estar depois de exagerar na quantidade de comida ou até mesmo depois de escolher mal o cardápio. Os problemas envolvendo o aparelho gastrintestinal são responsáveis por grande parte dos atendimentos médicos ambulatoriais. O que muita gente não sabe é que a solução para acabar com esse tipo de desconforto pode estar na própria dieta e alimentos que auxiliam na digestão proporcionam resultados surpreendentes. Fique por dentro do assunto e conheça os alimentos que ajudam na digestão.

Conheça 5 atitudes que auxiliam na digestão.

Os próprios alimentos podem ser usados no combate de problemas digestivos. (Foto: divulgação)

Mamão e abacaxi

São frutas que possuem enzimas que auxiliam a digestão, chamadas de papaína e bromelina, respectivamente, e que ajudam principalmente na degradação de proteínas. Uma boa dica é consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de um mamão papaya após refeições altamente proteicas.

Chás digestivos

Alguns chás são excelentes para estimular o processo digestivo e diminuir a sensação de plenitude epigástrica. Os mais famosos são os de hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia e menta. Para um melhor efeito, o recomendado é consumir o chá cerca de meia hora após a refeição.

Gengibre

É uma raiz que ajuda a equilibrar as secreções gástricas, além de funcionar como um anti-inflamatório natural. Por isso seu uso é indicado em portadores de problemas como gastrite. O consumo pode ser feito tanto na forma de chás, sopas e sucos, como também do próprio gengibre ralado ou em saladas.

Ameixa

Além de ser uma fruta rica em fibras, a ameixa ainda possui ácidos orgânicos que auxiliam na digestão e é potencialmente laxativa, prevenindo a constipação intestinal. O consumo diário de duas ameixas garante bons resultados.

O mamão é rico em papaína e abacaxi possui bromelina, que auxiliam na digestão. (Foto: divulgação)

Azeite de oliva

Pesquisas recentes indicam que o azeite de oliva é capaz de inibir a produção excessiva de ácido gástrico, auxiliando na melhora de problemas como a azia. Outra vantagem é que, por ser uma gordura, esse óleo ainda estimula a produção de suco pancreático, facilitando a digestão.

Fibras

As fibras são muito importantes no processo digestivo. Existem as fibras insolúveis, encontradas nos cereais e farelos, que não são digeridas e aumentam a velocidade do trânsito gastrintestinal; e as solúveis, disponíveis em frutas, legumes e verduras, que retém líquido e auxiliam na formação do bolo alimentar. É importante ressaltar que, para desfrutar dos benefícios das fibras, é indispensável que seu o consumo seja feio em associação com uma excelente hidratação, caso contrário, o resultado pode ser prisão de ventre.

Confira dicas contra a má digestão.

Os chás digestivos são excelentes alternativas de consumo. (Foto: divulgação)

Os problemas digestivos são incômodos e constituem queixa frequente nos consultórios médicos. Muitas vezes é possível resolver problemas gástricos e auxiliar o processo digestivo fazendo uso dos próprios alimentos, desde que sejam escolhidos da maneira correta.

Top