Alimentos que escondem açúcar

Conhecer os produtos que se apresentam como supostamente saudáveis, mas que na verdade estão entre os alimentos que escondem açúcar, é algo fundamental para…

Conhecer os produtos que se apresentam como supostamente saudáveis, mas que na verdade estão entre os alimentos que escondem açúcar, é algo fundamental para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida.

O pão é um dos alimentos que escondem açúcar (Foto: Divulgação)

Isso porque, de acordo com médicos e pesquisadores da área, a ingestão excessiva de açúcar é prejudicial à saúde, podendo levar ao surgimento de vários problemas, como diabetes, obesidade, câncer, aumento da pressão arterial e elevação do nível de triglicérides.

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos, o consumo de açúcar triplicou nos últimos 50 anos, em todo o mundo, algo bastante alarmante, já que as alterações no organismo causadas pelo excesso de açúcar potencializam os fatores de risco para o AVC e o infarto.

5 opções para substituir o açúcar

Dicas para levar uma vida mais saudável

Alimentos que escondem açúcar

A maionese também possui açúcar, apesar de parecer o contrário (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de conscientizar a população e pressionar os fabricantes a reduzirem a quantidade do produto derivado da cana, presente em determinados itens, a ONG “Action on Sugar” elaborou, recentemente, uma lista contendo os alimentos que escondem açúcar.

Entre eles está um molho bastante consumido em todo o mundo, a maionese, que é apontada pela ONG como uma grande inimiga de quem precisa evitar o açúcar, já que uma colher do item pode conter até quatro gramas de açúcar. É bom ficar atento a qualquer tipo de molho, que geralmente traz altas doses de açúcar.

Polpa de tomate industrializada (Foto: Divulgação)

Outro alimento que engana bastante o público em geral, neste quesito, é o pão, pois muitas pessoas acreditam que, por ele ser salgado, não contém açúcar. Nas fatias de pão, o produto pode ser adicionado durante a fabricação ou surgir no processo natural de fermentação.

Continuar Lendo  Peixe ao molho de ervas, alho e tomate

A polpa de tomate enlatada, vendida em supermercados, também é cheia de açúcar, incluído durante a fabricação para evitar que o alimento fique muito ácido. Uma porção de 150 gramas da polpa industrializada pode ter 13g de açúcar, o equivalente a três colheres de chá do produto.

Outros alimentos que supostamente não contêm açúcar

Água vitaminada (Foto: Divulgação)

Entre os alimentos que supostamente não contêm açúcar estão até mesmo determinados tipos de água, como as chamadas “águas vitaminadas”. Em cada copo de 500ml desse produto pode ser encontrado cerca de 15g de açúcar, segundo a ONG.

Iogurtes com 0% de gordura (Foto: Divulgação)

Aqueles alimentos apresentados como contendo 0% de gordura, entre os quais algumas opções de iogurtes, também estão na lista da “Action On Sugar”, já que em alguns deles, o açúcar é adicionado para dar sabor e cremosidade, uma vez que a gordura foi removida.

Top