Alimentos que diminuem a pressão arterial

PUBLICIDADE

Atualmente a hipertensão arterial atinge mais de 30 milhões de brasileiros. O tratamento do problema pode ser feito através de uma boa alimentação. Os alimentos vão desde grãos, frutas até sementes, que atuam na prevenção e no controle da pressão. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de alimentos que diminuem a pressão arterial.

A melancia ajuda a diminuir a pressão arterial. (Foto: divulgação)

Alimentação e pressão arterial

A hipertensão arterial é considerada uma inimiga silenciosa dos indivíduos. Isso ocorre porque ela normalmente não traz sintomas e acaba sendo diagnosticada tardiamente, quando já apresenta complicações como infarto e acidente vascular encefálico (AVC).

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, nem sempre é necessário tomar um monte de remédios para prevenir e tratar o problema. Em grande parte dos casos, a pressão arterial depende de um acompanhamento cardiológico e da escolha de alimentos corretos incluídos no cardápio.

PUBLICIDADE

Uma dieta saudável, acompanhada de exercícios físicos, muitas vezes é o suficiente para prevenir e tratar a hipertensão arterial leve. Para isso existem alguns alimentos que podem dar uma mãozinha no controle da pressão.

A pressão arterial pode ser reduzida através da alimentação. (Foto: divulgação)

Veja também pressão alta, alimentos que devem ser consumidos 

Alimentos que diminuem a pressão arterial

1. Farelo de trigo: o trigo merece destaque especial no tratamento da hipertensão, pois contém fibras, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B. Esse conjunto de vitaminas atua diretamente no relaxamento dos vasos e sucessiva diminuição da pressão arterial;

2. Morango: um antioxidante presente no morango chamado antocianina atua na redução das moléculas de LDL (mau colesterol) e aumenta o HDL (bom colesterol), o que favorece na circulação do sangue.  Além disso, essa substância atua no combate de processos inflamatórios presentes nas doenças cardiovasculares;

3. Soja: segundo especialistas, a isoflavona presente na soja é uma excelente vasodilatadora e também atua impedindo fatores que agridem as artérias, como o colesterol e a glicose, capazes de formar placas na camada internados vasos sanguíneos. Com o consumo regular do alimento, o sangue flui normalmente e a pressão fica na medida certa;

4. Melancia: a melancia contém uma substância chamada l-citrulina. No organismo ela se transforma em outra molécula que contribuem para a formação de óxido nítrico, um gás natural que relaxa a parede dos vasos e consequentemente diminui a pressão;

PUBLICIDADE

5. Clara de ovo: contém proteínas com propriedades vasodilatadoras. Dependendo dos aminoácidos escolhidos, as artérias podem relaxar em até 70%. O ovo deve ser consumido cozido para que sejam mantidas essas propriedades.

O morango ajuda a controlar a pressão arterial. (Foto: divulgação)

Veja também remédios naturais para pressão alta 

A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Ela influencia diretamente na nossa pressão arterial, sendo assim, para diminui-la é necessário adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Aposte nas dicas de alimentos que diminuem a pressão arterial e tenha uma vida com mais saúde.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.