Alimentos que devem ser evitados no verão

Com a chegada da estação mais quente do ano é necessário haver algumas mudanças em relação aos hábitos, incluindo os alimentares. É preciso estar…

Por Editorial MDT em 29/12/2011

Com a chegada da estação mais quente do ano é necessário haver algumas mudanças em relação aos hábitos.

Com a chegada da estação mais quente do ano é necessário haver algumas mudanças em relação aos hábitos, incluindo os alimentares. É preciso estar atento ao tipo de alimento consumido, pois dependendo pode trazer graves consequências ao nosso organismo.

O maior segredo para manter uma vida saudável, principalmente durante o verão é realizar uma dieta equilibrada, tentando montar um prato colorido e leve. Dentre as diversas opções alimentares, citaremos alguns alimentos que devem fazer parte do seu cardápio diário, visando uma alimentação equilibrada e saudável.

  • Cuidado com os alimentos de difícil refrigeração.

A estação mais quente do ano é a principal responsável em desenvolver intoxicações alimentares, isso por ser o calor, o vilão da história. Nessa época, os alimentos tendem a estragar mais facilmente, colaborando com o desenvolvimento e proliferação de bactérias  responsáveis no aparecimento de doenças. Visto isso, evite alimentos como:

  • Maioneses;
  • Ovos cozidos;
  • Molhos;
  • Queijos;
  • Camarões.

Desde que todos esses citados anteriormente, não tenham passado por uma refrigeração adequada.

Evite alimentos pesados e gordurosos no calor.

  • Evite o consumo excessivo de açúcar.

Durante o verão, opte pelas sobremesas que contenham frutas. Podem ser desde uma salada de frutas, até um sorvete. As sobremesas muito açucaradas, como bolos, pudins, entre outras, podem ser muito maléficas, pois possuem altos níveis de açúcar, podendo elevar facilmente o índice de glicemia no sangue, prejudicando a saúde.

  • Fique longe dos alimentos gordurosos.

Outra dica muito importante é evitar alimentos gordurosos como manteiga, creme de leite, margarina, bacon, óleo vegetal entre outros. Também é necessário ficar longe dos aperitivos que costumam fazer uma combinação ótima com uma ‘bebidinha’, entre eles os amendoins, as batatas fritas, o frango frito, assim como os salgados industrializados. Uma ótima opção para substituí-los utilizar os frios, como legumes temperados e cortados ou queijo branco temperado com orégano e azeite.

  • Cuidado com os alimentos que não fazem parte do seu cardápio.

Quando vamos a diferentes lugares ou quando estamos de férias, queremos aproveitar tudo, incluindo os pratos típicos de cada local. Porém é necessário ter um enorme cuidado ao realizar essa nova experiência. Nem todas as pessoas se adaptam bem aos novos temperos, podendo ser um grande transtorno para a viagem de verão. Fique atento a isso!

Em resumo para você pode aproveitar melhor essa época do ano tão esperada, é importante tomar alguns cuidados.  Sempre prestar atenção a forma de armazenamento e refrigeração do alimento que será consumido por você, algo que que pode evitar uma intoxicação alimentar. Além disso, devemos optar por alimentos mais leves, evitando os alimentos muito gordurosos. Felizmente há diversas opções. Também é importante ficar atento em relação a sobremesa, prefira frutas.

Após essas dicas, basta aproveitar o verão. Divirta-se.

Top