Alimentos que devem ser evitados durante a menstruação

PUBLICIDADE
A TPM atinge quase 80% das mulheres no mundo inteiro.

“Você deve estar naqueles dias”. Você já escutou essa frase ao demonstrar irritação com pessoas à sua volta?  Saiba que você não está sozinha. A TPM atinge quase 80% das mulheres no mundo inteiro. E o intervalo que precede a menstruação pode se transformar em um verdadeiro transtorno, podendo comprometer seu comportamento, relacionamentos afetivos e pessoais.

Leia mais: TPM tem mais de 200 sintomas

Existem diversas suposições para a razão da TPM, todavia, a mais comum ocorre durante a menstruação, podendo intervir no sistema nervoso central.  “Ou seja, alterações no estrogênio e na progesterona poderiam afetar os neurotransmissores, como a serotonina e também as substâncias naturais ligadas à sensação de prazer, como a endorfina. O resultado seria um desequilíbrio emocional”, explica Artur Dzik, ginecologista.

PUBLICIDADE

Veja ainda: Remédios Naturais para a TPM

Mesmo atingindo a maior parte das mulheres, a TPM se mostra diferente a cada caso. De acordo com o especialista, são quatro alterações mais comuns.  “A primeira é a retenção de sódio e água, que causa inchaço e ganho de peso. A segunda está relacionada a mudanças no sistema nervoso central, resultando em mau humor e irritabilidade. A terceira é a presença de cólicas uterinas, cefaleias e outras dores. Por fim, as alterações endócrinas, como o descontrole hormonal”, cita Dzik.

Confira também: Dicas para Acabar com a TPM

Para não sofrer tanto com as alterações hormonais, confira algumas dicas sobre os alimentos que devem ser evitados durante esse período:

Bebidas cafeinadas

Além do café, é importante reduzir também o o consumo de chá preto e refrigerantes.

A cafeína deve ser evitada, já que instiga o sistema nervoso central, intensificando os sintomas de irritação, nervosismo e dores de cabeça. Desse modo, reduza ainda o consumo de chá preto e refrigerantes que possuem a mesma substância. Dica: Para não sofrer efeitos colaterais, como dores de cabeça, é importante reduzir o consumo gradativamente.

Sal

Também é importante evitar alimentos que contêm conservantes a fim de controlar a retenção hídrica

“Neste período, deve-se diminuir o consumo de sal e evitar alimentos e produtos industrializados que contêm conservantes, a fim de controlar a retenção hídrica. Para isso, vale também aumentar o consumo de alimentos diuréticos como o alface, pepino, aipo, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango, abacaxi e beber bastante água” diz a nutricionista e colaboradora da Natural em Casa, Audrey Abe.

PUBLICIDADE

Chocolate

A dica é substituir o chocolate por frutas, passas ou barras de cereais.

O alimento aumenta a variação de humor, intensifica a vontade por açúcar, majora a necessidade por vitaminas do complexo B e ainda gera o aumento do peso. A dica é, durante a menstruação, consumir pequenas quantidades de frutas, passas ou barras de cereais ou trocá-los por carboidratos e alimentos ricos em magnésio.

Além da alimentação, também é importante incluir na rotina diária algum tipo de exercício físico (natação, caminhada, musculação) para instigar a liberação de endorfina, para atenuar ainda mais os sintomas acarretados pela TPM.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.