Editorial MDT 18/06/2012 Bem Estar

Doces são os maiores inimigos dos dentes. (Foto: Divulgação)

Chocolate, bala, bombom, são alimentos que fazem mal para a saúde dos dentes, mas ainda existem outros que podem ser consderados como “amigos”  dos dentes. Saiba quais são os inimigos de uma dentição saudável e aproveite as dicas para melhorar a sua saúde.

Inimigos dos dentes

Alguns tipos de comida fazem mal aos dentes e causam 3 grandes problemas, cáries, mau hálito e manchas. Os alimentos mais açucarados também são um grande problema pois enfraquecem e propiciam o aparecimento das cáries. Principalmente quando se fala em crianças pequenas que ainda estão com a sua dentição em formação.

Quando o assunto é hálito existem alguns tipos de alimentos clássicos que podem causar a halitose e muitas pessoas relacionam esse problema ao alho e cebola, que são inocentes nesse departamento, pois não interferem na dentição, apenas no sistema gástrico. O que faz toda a diferença no hálito é a escovação adequada, pois os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes são grandes causadores de halitose.

As manchas nos dentes aparecem devido aos alimentos ricos em corantes laranjas, amarelos e vermelhos. Sejam eles artificiais ou naturais. Esses pigmentos são muito encontrados em café, chá e vinho tinto. Para saber mais sobre como evitar as desagradáveis manchas nos dentes leia: Cuidados para Evitar Dentes Amarelos.

Evite ao máximo refrigerantes. (Foto: Divulgação)

É preciso ter muito cuidado, porque além dos problemas citados acima, alguns alimentos podem gerar erosão ácida se consumidos de forma equivocada. Esse problema é o desgaste dos dentes, causado pela ingestão em excesso de alimentos ácidos como as frutas cítricas ou do ácido gástrico produzido no estômago que entra em contato com os dentes por vômitos,  regurgitação ou refluxo.

Alimentos que podem prejudicar os  dentes, em excesso e sem os cuidados de higiene oral.

– Café

– Laranja

– Vinho tinto

– Vinho branco

– Espumante

-Refrigerantes (principalmente à base de cola)

– Suco de limão

– Maionese

– Vinagre

Dicas importantes

Após comer alimentos açucarados faça a higienização. Ao beber refrigerantes prefira usar canudinhos, pois diminui o contato com a dentição. Alimentos como a maçã, goiaba, pêra e a cenoura são chamados de “alimentos detergentes”. Isso porque durante a mastigação o atrito do alimento remove alguns resíduos e até mesmo a placa bacteriana. Existem também os alimentos que aumentam o fluxo de saliva, são os ricos em fibras como pão integral, nozes, leite e derivados. Lembre-se que os dentes das crianças merecem um cuidado mais que especial. Para saber mais leia: Dentes de leite: cuidados.

Alguns alimentos funcionam como detergentes naturais. (Foto: Divulgação)

Outros artigos

MBA FGV 2011: Gerenciamento de Projetos RJ

31/08/2011

MBA FGV 2011: Gerenciamento de Projetos RJ

Com o brutal aumento na competitividade e a abertura dos mercados, o cenário internacional fica bem mais abalado, em um ambiente de várias mudanças. Pensando nis...

Salada de Peru: Receita Passo a Passo

27/01/2016

Salada de Peru: Receita Passo a Passo

Aprenda a fazer salada de peru: receita passo a passo. Nessa matéria, você vai descobrir como preparar um prato super saboroso, leve e que combina perfeitamente com ...