Alimentos que contribuem para o sono

O sono é importante para manter uma vida saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Dormir cerca de 8 horas…

O sono é importante para manter uma vida saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Dormir cerca de 8 horas por dia é vital para o organismo, já que nesse período o corpo realiza funções importantes para a saúde como: o fortalecimento do sistema imunológico, estabilização da memória e relaxamento da musculatura corporal.

Uma noite mal dormida pode ocasionar o resultado de uma aparência cansada, estressada, e não muito bonita. A solução para insônia pode estar nos alimentos que se consome antes de dormir. Conheça alguns alimentos que colaboram com o sono e como eles  atuam no organismo.

O sono é importante para manter uma vida saudável.

Alimentos que colaboram com o sono

  • Banana

A banana é uma fruta que contém grande fonte de vitaminas como complexo B, como a vitamina B6, que tem uma importante função na produção de serotonina, hormônio que causa sensação de relaxamento nos músculos.

  • Vegetais de cor verde

São ricas fontes de magnésio, cálcio e vitamina B, ajudam acalmar e relaxar o corpo.

  • Mel

Aumentam o açúcar no sangue e reduz a produção de orexina no cérebro, que é um neurotransmissor recentemente descoberto e está ligado à insônia.

  • Grão-de-bico

Os grãos-de-bico são ricos em vitamina B6, necessária para seu corpo impulsionar a serotonina.

  • Sementes

Algumas sementes, como a do girassol, abóbora, linhaça e gergelim, ajudam na formação do hormônio da melatonina.

  • Vinho tinto

 As substâncias e a fermentação presente no vinho tinto contém melatonina, hormônio que induz ao relaxamento.

  • Leite

O leite é um alimento comum que auxilia na produção de serotonina, sendo então um bom aliado para uma ótima noite de sono.

A banana é rica em vitamina B6, que auxilia a produção de serotonina

  • Alface
Leia Também:  Aprenda a reaproveitar objetos na decoração

A alface é uma verdura que contém muitas propriedades sedativas, portanto pode consumir em saladas ou até mesmo em forma de chás.

  • Carne vermelha

A carne vermelha é fonte de creatina, o que ajuda a combater os efeitos da insônia.

  • Queijo e iorgutes

Alimentos ricos em leite como queijo branco e iorgutes naturais possuem triptofano, um aminoácido responsável pela promoção da sensação do bem estar. Com isso sentirá o corpo mais descansado e relaxado.

Recomendações

  • Barriga cheia

É recomendável não dormir logo após a ingestão de alimentos, principalmente durante a noite, pois isso faça que o organismo trabalhe mais e que o corpo não descanse. O ideal é se alimentar de 3 a 4 horas antes de dormir.

  • Carboidratos

A presença de grande quantidade de carboidratos no sangue aumenta o transporte da serotonina. Portanto, os alimentos que contenha carboidratos como pães, arroz e farinhas devem ser controlados, pois é estimulante do sistema nervoso central.

O leite auxilia na produção de serotonina

É importante se alimentar corretamente, todavia se as alterações do sono persistirem procure ajuda com um médico para que possa ser realizado exames e se necessário iniciado um tratamento com medicamentos.

Top