Alimentos que combatem a queda de cabelo

Uma explicação para a queda de cabelo pode estar no prato.  Os fios também precisam de água e de nutrientes para evitar que as…

Uma explicação para a queda de cabelo pode estar no prato.  Os fios também precisam de água e de nutrientes para evitar que as cutículas se abram, levando ao surgimento de pontas duplas, às descamações e a perda de cabelo. Ter uma alimentação balanceada contribui para evitar esses problemas, e algumas substâncias potencializam a nutrição dos fios. Saiba em que alimentos elas se encontram:

Enquanto você alimenta o corpo também está nutrindo o cabelo (Foto: divulgação)

Ácido Fólico (folatos): se for consumido como um suplemento não se deve exagerar, pois podem causar um efeito contrário e inibir o crescimento dos fios. Tem a função de fortalecer o organismo e pode ser encontrado em alimentos como abóbora, agrião, amendoim, banana, brócolis, couve, escarola, espinafre, farelo de trigo, feijão, fígado, grão de bico, lentilha, nozes, ovos, laranja, pepino, repolho verde e outras folhas verdes.

Feijão: ferro e ácido fólico (Foto: divulgação)

Ferro: mineral que atua na produção de glóbulos vermelhos, que por sua vez tem a função de manter a circulação de oxigênio no sangue. Sua ausência no organismo pode causar queda de cabelo e fraqueza. O ferro encontra-se na amêndoa, canela, carnes vermelhas, castanha de caju, feijão, fígado, ovos, rúcula e soja.

Vitamina F (ácidos graxos essenciais): sua falta prejudica a queratinização do couro cabeludo, o que leva à caspa e enfraquece os fios. Presente em óleos vegetais, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes como atum, salmão e sardinha.

Banana: outra aliada no combate à queda dos fios (Foto: divulgação)

Vitamina H (biotina): vitamina do complexo B, indispensável para o crescimento das células. Sua falta no organismo provoca alterações no ciclo do cabelo e amplia o tempo de queda. Pode ser encontrada no arroz integral, fígado, gema de ovo, grãos integrais e sardinha.

Leia Também:  Tratamento de câncer de mama sem cair cabelo

Cálcio: mineral que auxilia no metabolismo do ferro e vitaminas importantes para o crescimento do cabelo, além de atuar na composição das proteínas do fio. Está presente no leite e derivados, quiabo e vegetais verde-escuros.

Peixes como a sardinha e o atum possuem ácidos graxos (Foto: divulgação)

Magnésio: atua na renovação celular e pode ser encontrado no abacaxi, banana, grãos integrais, melão, vegetais verde escuros e frutos do mar.

Saiba mais: Saiba o que faz o cabelo cair

Dicas para ter Cabelos Bonitos e Bem Cuidados

Consumindo esses alimentos e com uma dieta balanceada, você irá garantir que seu organismo funcione bem e por consequência que seu cabelo também se fortaleça. Para manter os fios com brilho e nutridos, cremes específicos para o seu tipo de cabelo e tratamentos como hidratação também são importantes.

Top