Alimentos que Combatem a Depressão

Existem alguns Alimentos que Combatem a Depressão e podem ajudar na cura dessa terrível doença que está tão fortemente presente na humanidade dos dias de hoje. A alimentação pode ser a solução de inúmeros problemas ou pelo menos amenizá-los com o passar do tempo. A prevenção também pode ser feita com determinados tipos de alimentos. Quem sofre com depressão pode ficar um pouco mais tranqüilo, pois esse setor na medicina vem evoluindo cada vez mais com o passar dos anos. Os primeiros sintomas eram caracterizados apenas por tristeza ou lamentação. Hoje, a depressão é algo real e está presente na vida de milhões de pessoas.

Alguns alimentos estimulam a síntese de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, e podem ajudar no controle do estresse e das emoções. Com o consumo de alimentos simples, você pode conseguir amenizar os efeitos da depressão. São alimentos básicos de uma alimentação brasileira e você pode encontrar em qualquer supermercado próximo de casa. É importante e indispensável incluir em sua dieta alimentos ricos em carboidratos (pães, arroz, macarrão, amido), em ácido fólico (frutas cítricas, feijão), em minerais como potássio (vegetais de cores fortes), magnésio (abóbora, amendoim, tofu), selênio (noz e castanha-do-pará, nas vitaminas C (mamão, frutas cítricas) e do complexo B (atum, frango, amendoim). Esses nutrientes estimulam a atividade cerebral e te energizam, colocando pra longe os sentimentos tristes.

É preciso ter a consciência que a alimentação é apenas um auxiliar no combate, mas a depressão só pode ser controlada com a ajuda de tratamentos intensos, com o acompanhamento de médicos e medicamentos. Pesquisadores estão evoluindo com pesquisas em diferentes partes do mundo para o encontro de soluções mais naturais para o combate total da depressão, substituindo as drogas mais pesadas que são fortes e podem trazer efeitos colaterais. Esses efeitos são negativos e podem trazer problemas mais sérios com o passar do tempo.

A alimentação para combater a depressão é simples e pode ser feita por qualquer pessoa. É preciso tomar cuidado com os excessos para quem não haja ganha de peso com o combate da depressão. Como você viu acima, não há porcarias incluídas na dieta, e sim alimentos mais saudáveis. Converse detalhadamente com seu médico ou um especialista no assunto. Ele é o melhor indicado para te ajudar nesse assunto. Com os alimentos certos você pode conseguir outros benefícios além do combate à depressão.

Muitos pesquisam e se perguntam sobre como combater a depressão, pois é um problema mais comum do que algumas pessoas imaginam. Considerada a doença do futuro juntamente com o stress, a depressão é hoje a causa da maioria das reuniões e encontros de especialistas na área. Os doces, a preferência de muitos, podem causar euforia num primeiro momento, mas podem roubar a energia momentos depois. É preciso tomar cuidado, pois muitos exageram no chocolate, um dos alimentos que proporcionam maior prazer e bem-estar.

Esses alimentos que combatem depressão podem ser encontrados com facilidade em lojas de diferentes tipos e que trabalham com produtos dos mais variados setores, principalmente é claro os que trabalham com o setor alimentício. Dê preferência aos alimentos leves e saudáveis. Não se esqueça de fazer um acompanhamento médico e procurar ajuda. O primeiro passo para sair da depressão é aceitá-la, aceitar que realmente está doente. O tratamento pode ser feito com a ajuda de psicólogos e psiquiatras. Também consuma leite e iogurte, que são fontes de uma substância chamada triptofano (aminoácido que estimula a fabricação de serotonina). Prepare seus alimentos e boa sorte na luta conta a depressão.

 

Reply