Alimentos que causam acidez estomacal

Os alimentos ácidos podem fazer muito mal para o estômago, principalmente para pessoas que possuem gastrite, úlcera gástrica e outros problemas como o refluxo.…

Por Editorial MDT em 12/06/2012

Alguns alimentos causam intenso mal-estar na região do estômago.

Os alimentos ácidos podem fazer muito mal para o estômago, principalmente para pessoas que possuem gastrite, úlcera gástrica e outros problemas como o refluxo. Eles provocam sensação de queimação, dor e gosto amargo na boca. Conheça mais sobre os alimentos que causam acidez estomacal.

O que é acidez estomacal

A acidez estomacal é causada pelo excesso de substâncias ácidas dentro do estômago, entre as quais está o ácido clorídrico. O nosso estômago funciona em equilíbrio. Embora seja um ambiente extremamente ácido, com pH próximo a 2, existe uma barreira mucosa de pH básico protetora.

Quando ingerimos alimentos ácidos podemos quebrar o equilíbrio, aumentando a quantidade de ácido e lesando a mucosa estomacal. Quando isso acontece por um período prolongado pode gerar gastrite e até úlceras gástricas, que são erosões causadas pelo ácido em contato direto com a parede do órgão.

Todos esses problemas geram sintomas como queimação na região do estômago, ardência, sensação de peso e até gosto amargo na boca.

Existem alguns alimentos considerados ácidos que causam desequilíbrio do pH do estômago, e por isso devem ser evitados por pessoas que tenham os sintomas anteriormente citados.

Veja o que fazer com a sensação de estomago pesado 

 

É importante evitar o excesso de alimentos ácidos.

O leite e o estômago

Um erro muito comum na população é achar que o leite faz bem para o estômago. Algumas pessoas, após sentirem queimação, ingerem leite gelado e relatam melhora do mal-estar. Porém, o leite é na verdade um alimento ácido, e não deve ser ingerido quando há dor e queimação estomacal. Embora provoque alívio imediato, causa piora do quadro um tempo depois.

O que faz com que o estômago pare de “queimar” ao ingerir o leite é o fato de ser um líquido gelado. Portanto, quando estiver com queimação, o ideal é ingerir água gelada. Isso provoca alívio imediato tanto quanto o leite e não faz mal depois.

Alimentos que causam acidez estomacal

  • Alimentos levemente ácidos (pH acima de 4,5): feijão, couve-flor, brócolis, alface, cebola vermelha, manteiga, milho, leite, queijo, ovo e peixe. 
  • Alimentos moderadamente ácidos: (pH entre 4 e 4,5): beterraba, pimentão vermelho, uva verde, uva roxa, café, cerveja e tomate. 
  • Alimentos muito ácidos: (pH abaixo de 4): limão, laranja, azeitona verde, vinagre, refrigerante de cola, picles, suco de maracujá, pimenta, abacaxi, vinagre e pepino.

Observações: os alimentos ácidos não devem ser totalmente excluídos do cardápio, o mais indicado é consumi-los com moderação. As pessoas com problemas mais sérios como gastrites e úlceras pépticas, devem evitar o consumo, pois esse produtos podem piorar o quadro.

Prefira alimentos com pH básico

  • Frutas doces: banana, mamão, figo e outras;
  • Frutas oleaginosas: amendoim, abacate, coco, nozes, castanhas;
  • Frutas hídricas: melão e melancia;
  • Leguminosas: lentilhas, ervilha, grão de bico, soja e outros;
  • Cereais: aveia, arroz, centeio, trigo e outros.

A água gelada ajuda a diminuir a queimação.

Saiba mais sobre os efeitos dos sucos gástricos nas paredes estomacais

Uma grande variedade de alimentos pode ser acrescentada ou não em suas refeições diárias para evitar os problemas gerados pela acidez estomacal. O mais indicado é manter um dieta equilibrada e evitar o consumo demasiado de alimentos ácidos.

Top