Alimentos que aumentam a chance de engravidar

Muitas mulheres querem ser mães, o problema é que nem sempre esse objetivo é fácil de ser alcançado. Pesquisas mostram que cerca de 15%…

Alguns alimentos podem ajudar a engravidar

Muitas mulheres querem ser mães, o problema é que nem sempre esse objetivo é fácil de ser alcançado. Pesquisas mostram que cerca de 15% da população em idade reprodutiva tem dificuldade para engravidar, problema que pode ser causado por diversos fatores, envolvendo tanto a saúde da própria mulher como a de seu parceiro.

Uma alimentação saudável pode ser uma ótima aliada nessa tarefa. A seguir daremos dicas imperdíveis, confira.

Alimentos que aumentam a chance de engravidar

1. Zinco: é importantíssimo no desenvolvimento do espermatozoide saudável e ainda aumenta a fertilidade feminina, em especial quando sua ingestão está associada ao consumo de vitamina B6. Os alimentos ricos nesse mineral são carne de peru, feijões, ostras e carne de boi.

2. Vitamina B6: essa vitamina é importantíssima para as mulheres que pretendem engravidar e sua falta pode ocasionar desequilíbrio hormonal, síndrome pré-menstrual, acne e depressão. Pode ser encontrada no açúcar mascavo, vegetais de folhas verdes, carne, grãos integrais, gérmen de trigo e ovos.

3. Vitamina E: além de prevenir o aborto por estimular o desenvolvimento de uma parede do útero mais resistente e uma placenta mais saudável, essa vitamina ainda atua no homem, melhorando a motilidade dos espermatozoides. É encontrada em gérmen de trigo, grãos integrais, noz crua, sucos de fruta e vegetais.

4. Vitamina C: atua no aumento da quantidade de espermatozoides e ainda melhora sua motilidade. Na mulher, age sobre os ovários, melhorando sua função e levando a um melhor desenvolvimento dos óvulos. Os alimentos ricos nessa vitamina são as frutas cítricas, como limão e laranja, as verduras como a couve-flor, frutos como o tomate, a acerola e goiaba, dentre outros.

A vitamina C pode ser encontrada em diversas frutas e vegetais

5. Vitamina A: essa vitamina é essencial para o bom desenvolvimento dos espermatozoides e sua ausência leva à degeneração e queda no número dessas células. Os alimentos ricos nessa vitamina são a cenoura, batata-doce, ervilhas, couve-flor, espinafre, óleo de fígado de bacalhau e mamão, entre outros.

Leia Também:  Descubra o que o espinafre pode fazer por sua saúde

6. Selênio: No homem, o sêmen é o fluido que contém a maior concentração desse mineral, atuando na produção de espermatozoides mais saudáveis. Os grãos integrais e o ovo são alimentos ricos em selênio.

Alimentos que devem ser evitados

1. Fique atenta com os produtos light, que acabam dificultando a fertilidade por diminuírem a concentração de gorduras que são matéria-prima para formação de hormônios.

2. O café é uma bebida que deve ser evitada, pois estudos em animais e humanos mostram que seu consumo aumenta o risco de aborto espontâneo e está associado ao retardo no crescimento fetal.

Praticar atividade física regularmente (a obesidade é outro fator que pode diminuir a fertilidade) e manter uma dieta balanceada, escolhendo os alimentos ricos nos fatores acima mencionados, com certeza vão ajudar muito a melhora da fertilidade das mulheres que pretendem ser mamães. Se houver dificuldade persistente para engravidar, a ajuda de um médico pode ser necessária.

Se está tentando engravidar é melhor evitar o café

Top