Alimentos que atenuam os sintomas da menopausa

Enxaquecas, mal-estar, insônia, ondas de calor, oscilações de humor, mulheres que estão passando pela menopausa sofrem com esses efeitos negativos.  Para reduzir os sintomas,…

Por Editorial MDT em 25/03/2012

Reposição hormonal.

Enxaquecas, mal-estar, insônia, ondas de calor, oscilações de humor, mulheres que estão passando pela menopausa sofrem com esses efeitos negativos.  Para reduzir os sintomas, muitas delas precisam recorrer a reposições hormonais, porém se modificarem os costumes alimentares pode tornar tudo bem mais fácil.

“O ideal é não esperar até a meia-idade para adotar uma alimentação equilibrada. A partir dos 30 anos, comece a cuidar melhor do cardápio e procure comer alimentos que ajudam no equilíbrio hormonal”, diz Karine Daud, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Nutrição.

Alimentos providos com ômega-3 e fibras protegem contra doenças cardíacas, conserva a saúde intestinal e atenuam as ondas de calor típicas dessa fase.

Os níveis de hormônios femininos – estrogênio e progesterona – são restringidos ao longo da menopausa, o que colabora para as alterações no humor. Para evitar a depressão, a impaciência e a ansiedade, adicione ao cardápio diário alimentos como cereais, pão, banana, peixes (sardinha, cavala e salmão), verduras de folhas verdes, massa, aveia, castanha do pará, frango, erva cidreira (tome o chá ou inclua as folhas aos pratos realizados com peixes), manjericão (adicione a folha a massas e saladas), frango e óleo de nozes.

Alimentos providos com ômega-3 e fibras protegem contra doenças cardíacas, conservam a saúde intestinal e atenuam as ondas de calor típicas dessa fase. Sendo assim, comer brócolis, arroz, aveia, molho de tomate, sementes, repolho e linhaça (no máximo 25 gramas em salada, cereal e iogurte) além de nutrir o organismo ajuda a diminuir os sintomas da menopausa.

O cálcio é importante para qualquer pessoa, seja em idade avançada ou nova, mas é essencial para as mulheres durante a menopausa.

O cálcio é importante para qualquer pessoa, seja em idade avançada ou nova, mas é essencial para as mulheres durante a menopausa, pois, nesta fase o risco de osteoporose aumentam expressivamente. Magnésio e vitamina D também são suplementos que ajudam o balanceamento hormonal. Assim é importante incluir ao menu: leite e queijos (de preferência àqueles com menos gorduras) amêndoas, soja, sorvete (opte por aqueles com menos calorias), suco de laranja e levedura de cerveja.

Além de diminuir as ondas de calor, os alimentos a seguir auxiliam na lubrificação vaginal: óleo de linhaça, sementes de abóbora e girassol (no máximo 25 gramas por dia), frutos do mar, gengibre, óleo de milho, nozes (algumas unidades por dia) gema de ovo e avelãs, aspargo e alho.

Além de diminuir as ondas de calor , a linhaça ajuda na lubrificação vaginal.

Top