Alimentos que ajudam a melhorar o humor

Os alimentos que ajudam a melhorar o humor são aqueles que alteram a produção dos neurotransmissores, ou seja, substâncias que transmitem impulsos nervosos e…

Por Isabella Moretti em 16/10/2014

Os alimentos que ajudam a melhorar o humor são aqueles que alteram a produção dos neurotransmissores, ou seja, substâncias que transmitem impulsos nervosos e transformam as sensações humanas. O componente responsável por determinar o humor é a serotonina.

Alimentos que ajudam a melhorar o humor. (Foto: Divulgação)

A serotonina é um neurotransmissor que oferece ao cérebro a sensação de bem-estar e também regula o humor. A liberação dessa substância no organismo pode ser estimulada através da alimentação.

A alimentação pode aliviar os sintomas da depressão, como ansiedade, irritabilidade, tristeza e oscilações de humor. E vale lembrar que não é apenas o chocolate que faz o mundo parecer mais bonito. Há uma série de alimentos que não são tão calóricos e mesmo assim ajudam o organismo a produzir serotonina.

Veja também: Hábitos alimentares que afetam o humor

Alimentos que ajudam a melhorar o humor

Os alimentos que liberam serotonina são ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos. Confira a seguir alguns itens que não podem faltar no seu cardápio para melhorar humor:

Amêndoas

As amêndoas são ricas em selênio, uma substância que reduz o estresse e melhora todos os sintomas que estão ligados a depressão, inclusive os problemas de humor. As nozes e as castanhas exercem o mesmo efeito.

As amêndoas são ótimas para melhorar o humor. (Foto: Divulgação)

Aveia

Se você está em busca de alimentos contra o mau humor, então não se esqueça de incluir a aveia no cardápio. Esse cereal tem grande quantidade de triptofano, um aminoácido que estimula a liberação de serotonina no organismo.

Leite

O leite, assim como os seus derivados, é um alimento rico em cálcio. Esse nutriente é fundamental para controlar o nervosismo e a irritabilidade, por isso pode ser considerado um aliado do bom humor.

Brócolis

O brócolis não pode ficar de fora da dieta para melhorar o humor. Esse legume é uma poderosa fonte de ácido fólico, uma substância muito importante para a produção de serotonina.

Brócolis estimula serotonina. (Foto: Divulgação)

Laranja

A laranja tem grande concentração de vitamina C, uma substância que combate o estresse e previne o cansaço.

Ovo

Comer um ovo por dia é uma forma de melhorar o humor, pois o alimento é rico em tiamina e a niacina.

Espinafre

O espinafre, assim como outros vegetais com folhas verde-escuras, é uma ótima aposta para melhorar o humor. O alimento tem ação antidepressiva porque é rico em magnésio, um mineral que aumenta a produção de energia. A presença de vitaminas na composição também é uma forma de deixar o sistema nervoso mais calmo.

Coma banana madura e fique mais alegre. (Foto: Divulgação)

Banana madura

A banana madura garante energia e animação para o dia porque é rica em vitamina B6. Os carboidratos presentes na fruta também contribuem com o bom humor.

Além de incluir os alimentos que ajudam a melhorar o humor na dieta, também é importante fazer seis refeições ao dia. Quem fica muito tempo sem comer apresenta baixos níveis de glicose no sangue, uma condição que favorece o mau humor.

Top