Alimentos que ajudam a evitar depressão

Alimentos que ajudam a evitar depressão

Conheça os Alimentos que ajudam a evitar depressão. Você sabia que certos alimentos podem ajudar a evitar a depressão e até mesmo melhorar sua auto…

Por Redacao em 11/12/2014

Conheça os Alimentos que ajudam a evitar depressão. Você sabia que certos alimentos podem ajudar a evitar a depressão e até mesmo melhorar sua auto estima? A alimentação influencia em diversos aspectos da nossa saúde e a depressão é um dos transtornos que podem ser combatidos através dela. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com essa doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, e com alguns sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago.

Confira: Insônia infantil causas e tratamentos

Alimentos que ajudam a evitar depressão - A depressão é um problema sério que não deve ser ignorado (Foto: Divulgação)

Alimentos que ajudam a evitar depressão

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. Confira abaixo alimentos que ajudam a evitar depressão:

Leia também: Como lidar com a traição

Uma alimentação saudável pode ajudar a evitar ou tratar a depressão (Foto: Divulgação)

  • Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.
  • Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.
  • Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.
  • Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas.
  • Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

Nunca substitua o tratamento medicamentoso ou terapêutico por uma alimentação regrada. São todas medidas que devem ser tomadas juntas (Foto: Divulgação)

  • Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.
  • Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.

Dicas para combater a depressão

Além dos alimentos que ajudam a evitar depressão, há algumas dicas que podem ajudar a combater essa doença:

Evite comparações – Comparando-nos com outras pessoas é uma das maneiras mais rápidas para agravar a depressão e ansiedade. Às vezes a comparação é desnecessária e acaba fazendo você se sentir menor. O vizinho ou amigo que tem um carro melhor ou uma casa maior pode ter tantos problemas quanto você (se não mais). Tente se concentrar em si mesmo, na sua própria melhoria, na sua própria vida.

Converse com as pessoas – O simples ato de falar com outra pessoa, de abrir a boca e deixar que as palavras saiam pode melhorar o humor instantaneamente. Diga oi para o funcionário amigável no supermercado ou casualmente cumprimente alguém no ônibus. Provavelmente você se sentirá melhor imediatamente.

Leia também: Principais causas da impotência masculina

Muitas pessoas acabam tendo depressão por um chefe abusivo e exigente e pela ansiedade que gira em torno disso. Sempre coloque seu bem estar em primeiro lugar (Foto: Divulgação)

Tenha sempre uma meta – Realmente não importa se você tem um objetivo pequeno ou grande o importante é ter. Uma vida vagando sem rumo e sem propósito cria uma sensação de desconforto e frustração, contribuindo significativamente para sentimentos negativos. Se você se dedicar a algo que tem significado pessoal para você sua vida terá mais sentido e foco.

Tire um tempo só para você – As pessoas que reservam um tempo para si por dia ou por semana, seja por meio de meditação, yoga, ler um bom livro, uma oração diária, ou mesmo um banho quente demorado, muitas vezes se sentem mais calmas, em paz consigo mesmas e com o mundo.

Trabalhe sua felicidade – A felicidade é um estado de espírito que requer prática, esforço e vigilância. Você tem que estar disposto a dar uma olhada sobre sua vida, cortar maus hábitos, pessoas negativas, fazer mudanças em suas expectativas internas e de comportamento.

Top