Alimentos que ajudam a diminuir o enjoo na gravidez

PUBLICIDADE

Durante a gestação ocorrem profundas mudanças no organismo da mulher e, sem sombra de dúvidas, um dos sintomas mais incômodos é a náusea, que surge logo no início da gravidez e tende a desaparecer até a vigésima semana. Essa queixa é o resultado da síntese de gonadotrofina coriônica humana, um hormônio que não seria produzido fora do período gestacional.

Confira dicas de como evitar enjoos na gravidez.

A náusea é um problema frequente entre as gestantes. (Foto: divulgação)

Caracteristicamente o enjoo afeta 80% das futuras mamães, é mais comum pela manhã e muito mais frequente no primeiro trimestre da gestação. A boa notícia é que existem alguns alimentos capazes de combater esse mal-estar. Confira a lista de alimentos que ajudam a diminuir o enjoo na gravidez.

PUBLICIDADE

Aposte em alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B importantíssima para as gestantes e para o bebê. Além de ajudar na formação do sistema nervoso da criança, estimula a formação de ácidos digestivos na mãe, resultando em um esvaziamento gástrico mais eficiente, consequentemente diminuindo os enjoos. A dica é investir em espinafre, rúcula, brócolis, escarola, agrião e grãos integrais.

Alimentos ricos em vitamina B6

A carência de vitamina B6 está relacionada ao incômodo sintoma de náusea durante o início da gestação. Por isso é importante fazer uso de alimentos ricos nesse nutriente, como o frango, peixe, ovos, cereais integrais e soja.

O potássio previne vômitos

Os alimentos ricos em potássio são importantes, pois previnem episódios de vômito. Esse elemento químico pode ser encontrado na banana nanica, batata doce, abacate, soja e feijão branco.

Frutas cítricas são ricas em ácido fólico e outros nutrientes. (Foto: divulgação)

Evite o jejum prolongado

Permanecer em jejum por muito tempo é um dos fatores que podem desencadear o enjoo. Para contornar a situação e ainda evitar o consumo exagerado de calorias, vale a pena ingerir dois a três biscoitos salgados ou torradas a cada três horas.

O leite de vaca pode ser substituído

A intolerância ao leite é um problema bastante frequente na gestação e costuma provocar náuseas. Uma excelente sugestão é substituir o leite de vaca por iogurte, pois, além de garantir uma boa fonte de cálcio e ainda minimizar os episódios de enjoo, ele é digerido com maior facilidade. Os produtos com pro bióticos são os mais indicados, por também auxiliarem no bom funcionamento intestinal.

Facilite a digestão

Os alimentos que são ricos em carboidratos apresentam digestão mais fácil e por isso auxiliam no controle dos enjoos. Boas opções são arroz, macarrão, batata e pães. Os produtos integrais são os mais benéficos.

PUBLICIDADE

Conheça sucos que ajudam a prevenir enjoos gestacionais.

Fazendo uso dos alimentos certos é possível diminuir os enjoos. (Foto: divulgação)

As náuseas e vômitos são sintomas desagradáveis que afetam a maioria das gestantes e podem durar por todo o primeiro trimestre de gravidez. Optando por alimentos específicos é possível minimizar esse mal-estar, sem passar fome e ainda garantindo muita saúde para a mamãe e seu bebê.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.