Alimentos que Ajudam a Combater Osteoporose

A Osteoporose é um grave problema de saúde pública, sendo uma das principais doenças associadas ao envelhecimento. É uma diminuição da quantidade óssea, desestruturando…

A Osteoporose é um grave problema de saúde pública, sendo uma das principais doenças associadas ao envelhecimento. É uma diminuição da quantidade óssea, desestruturando a arquitetura por todo o corpo. Os ossos ficam frágeis e porosos. Com isso qualquer mínimo impacto pode ocasionar sérias fraturas. Existem tratamentos e medicamentos, mas o melhor a fazer é a prevenção. A velhice pode ser muito mais tranquila e saudável se você levar uma vida inteira saudável. Isso mesmo! O resultado da velhice é a soma de todos os anos de sua vida, tudo o que você fez para o seu corpo, de bom e de ruim. Com a alimentação adequada e a prática de atividade física, você pode viver muito tempo e ainda com a saúde em dia.

Os alimentos para osteoporose precisam ser ricos em cálcio, o principal componente benéfico para os ossos. O cálcio deve ser inserido na alimentação do ser humano desde ainda bem jovem, como bebê. O leite materno já possui uma quantidade de cálcio necessária para a primeira fase de fortalecimento da estrutura óssea. O leite é indispensável até os dois anos de idade, de preferencia o materno. Algumas mães acabam precisam optar por outros tipos de leite, mas independente do segmento, a bebida deve estar totalmente presente na alimentação.

Não é só na infância que o leite deve ser indispensável. Ele deve ser consumido o resto da vida, seja ele próprio ou ainda seus derivados. Por ser uma bebida ligada à infância, depois de um tempo acaba-se criando um preconceito com a bebida, o que é totalmente dispensável e imaturo. O leite é uma bebida super nutritiva e que traz inúmeros benefícios ao organismo, como altas doses de cálcio. É preciso ingerir grandes quantidades de cálcio por dia, mas não é só no leite que esse componente está presente.

Leia Também:  Funcionários do Aeroporto de Viracopos suspendem paralisação

Os alimentos que combatem a osteoporose não são apenas os derivados do leite. O cálcio também está presente em algumas frutas, grãos, vegetais e leguminosas. Como você pode perceber, são apenas alimentos saudáveis. Uma alimentação saudável pede apenas alimentos naturais e de baixo teor calórico. Cuidado com os produtos industriais, gordurosos e que não trazem benefício algum para o organismo.

Entre os alimentos que ajudam a combater osteoporose podemos citar: brócolis, grãos (o feijão é o mais indicado de todos), soja, avelã, castanha de caju, figos, ameixas, alface, espinafre, repolho, salmão, sardinha, iogurte e suco de laranja. Esses são apenas alguns deles. Na alimentação diária você pode encontrar muitas fontes de cálcio de demais componentes que podem ajudar na prevenção e tratamento da osteoporose. É uma doença silenciosa que quando apresenta os sintomas é porque já está num nível avançado e praticamente irreversível.

Se preferir, consulte um especialista no assunto, como um nutricionista. Ele pode te dar mais dicas e passar uma dieta específica para a prevenção de cada doença, incluindo as ligadas aos ossos. Além da osteoporose, existem outras doenças que descalcificam os ossos e os tornam porosos. Fique atento.

Top