A alimentação influencia diretamente na saúde do organismo e na forma física como um todo. Uma má alimentação tem como reflexo: problemas como obesidade, diabetes e pressão alta. Por outro lado, uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios, como a ausência desses problemas, uma melhor forma física e mais ânimo para os dia a dia. Conheça quais são os alimentos que ajudam a acumular a gordura localizada, aquele que é tão difícil de combater.
A gordura localizada é comum, podendo ser evitada com uma alimentação balanceada. (Foto: Divulgação)
Alimentos que acumulam gordura localizada
Um dos principais inimigos para quem não quer acumular gordura é o carboidrato refinado, conhecido também como “farinha branca” e açúcares. São massas e doces que de nada acrescentam na saúde do organismo, pelo contrário, além do aumento do peso o esse tipo de carboidrato contribui para algumas doenças crônicas.
Gorduras, doces e porcarias em geral são os responsáveis pelo acúmulo de gordura nas regiões mais diversas pelo corpo. A gordura localizada é aquela mais difícil de eliminar, que normalmente requer meses de dedicação, diferente da gordura normal que sai com mais facilidade através de exercícios físicos.
Confira quais são os alimentos que contribuem para o acúmulo de gordura localizada:
– Gorduras em geral (Frituras, salgadinhos industrializados, chocolates, carnes gordas, creme de leite, chantilly, queijos amarelos, etc.);
– Açúcar (sempre que possível substituir por adoçante);
– Sal em excesso (encontrado na maioria dos alimentos, concentrado mais em alguns como: amendoim torrado, carne de sol, shoyu, salame, alimentos industrializados, etc.). Além de fazer mal para a saúde, o sal ajuda na retenção de líquido;
– Refrigerantes, também responsáveis pelo acúmulo de líquidos, mesmo quando “zero”;
– Molhos industriais, como catchup, mostrada e molho inglês.
Esses são apenas alguns dos alimentos que devem ser evitados para não ter a gordura localizada. Os industrializados estão entre os piores da lista, pois possuem uma alta concentração de sódio, acumulando líquido, prejudicando rins e contribuindo para o aumento da pressão arterial.
Alimentos que ajudam a queimar a gordura localizada
Em contrapartida existem alimentos que unidos à atividade física e muita água diariamente, conseguem queimar a gordura localizada. Entre eles estão: verduras; legumes; produtos integrais; gelatina; sucos naturais; chá de ervas/frutas; castanha do Pará; ameixas secas; damascos; queijos magros; carne vermelha magra; frango sem pele e peixe; e dar preferência ao azeite extra virgem ou óleo de canola em pequena quantidade.
Leia também:
Alimentação para perder gordura abdominal
Tratamentos estéticos para combater gordura localizada