Alimentos que aceleram o metabolismo

O consumo frequente de alimentos que têm o poder de acelerar o metabolismo provoca algumas mudanças positivas no organismo. Basicamente, devemos entender da seguinte…

O consumo frequente de alimentos que têm o poder de acelerar o metabolismo provoca algumas mudanças positivas no organismo. Basicamente, devemos entender da seguinte forma: quando comemos, estamos fornecendo energia ao nosso corpo. As calorias é que são transformadas em energia e isso é feito pelo metabolismo. A genética é a principal responsável pelo tipo de metabolismo de cada um. Porém, ele pode ser favorecido, com o consumo de determinados alimentos, que dão disposição e ajudam a queimar gorduras. Vale lembrar que este consumo deve ser frequente, para que os efeitos sejam notados. Veja alguns alimentos que aceleram o metabolismo. 

Os alimentos termogênicos contribuem com a perda de peso (Foto: Divulgação)

Carboidratos

Alguns carboidratos aceleram o metabolismo e fornecem combustível para os músculos, para o sistema nervoso e para as células do sangue. O ideal é consumir aqueles com taxa glicêmica baixa, pois eles controlam a glicose do sangue e ainda evitam a fome, por mais tempo. Neste grupo de alimentos estão os grãos integrais, as frutas, as verduras e os legumes.

Todos eles têm pouca gordura e muita fibra; são responsáveis pela digestão mais lenta e, por isso, aceleram o metabolismo. Outros carboidratos, como os bolos, o arroz comum, doces e açúcares devem ser evitados, pois são digeridos rapidamente, tornando o metabolismo mais lento. É por isso que você sente fome mais rapidamente, quando ingere estes tipos de alimentos.

Castanhas, amêndoas e nozes são fontes de gordura do bem (Foto: Divulgação)

Proteínas e gorduras

Proteínas colaboram com a formação de músculos e consomem calorias mais rapidamente. As indicadas são as magras, como as carnes patinho, frango, peixe ou lagarto, além de ovos, queijos cottage e ricota, soja e derivados.

As gorduras boas também devem ser consumidas, pois retardam a digestão dos carboidratos e também ajudam a limpar as artérias. Boas alternativas são as castanhas, amêndoas, nozes, pistache, sementes de abóbora e girassol, gergelim, azeite extravirgem ou abacate.

Leia Também:  Gel termogênico: saiba como usar

Outros alimentos termogênicos

Outros alimentos que aceleram o metabolismo (Foto: Divulgação)

Existem vários outros alimentos termogênicos, que você pode incluir em sua dieta diária. Vale lembrar que opção por refeições saudáveis, bem como pela prática regular de exercícios físicos ajudam a acelerar ainda mais o metabolismo. Veja alguns:

– pimenta vermelha: acelera em 20% o metabolismo. Além de aumentar a circulação e a temperatura do corpo, ainda são úteis para retirar gorduras das artérias.

– gengibre: também acelera, em 20%, o metabolismo lento. Você pode consumi-lo de qualquer forma, inclusive como ingrediente de sucos diversos.

– chá verde: já bastante conhecido no combate ao peso, o chá verde reduz o açúcar do sangue, melhora o funcionamento do intestino e diminui a compulsão por consumir carboidratos.

 

 

Top