Alimentos para aliviar tensão pré menstrual

Saiba quais são os Alimentos para aliviar tensão pré menstrual. É um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo…

Por Redacao em 03/12/2014

Saiba quais são os Alimentos para aliviar tensão pré menstrual. É um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher. Os sintomas mais comuns são desconforto abdominal, dor de cabeça, fadiga, irritabilidade, tensão, humor deprimido, aumento do apetite, esquecimento e dificuldade de concentração, acne, hipersensibilidade aos estímulos, raiva, choro fácil, calorões, palpitações e tonturas. Mas como aliviar toda essa extensa lista de sintomas?

Confira: Alimentos que todas as mulheres devem comer

Alimentos para aliviar tensão pré menstrual - O chocolate é um dos alimentos mais requisitados na TPM e ele de fato alivia os sintomas por ter alguns estímulos relaxantes (Foto: Divulgação)

Alimentos para aliviar tensão pré menstrual

Existem diversos alimentos para aliviar tensão pré menstrual que podem ser usados naqueles dias tão complicados para aliviar os sintomas da famosa e temida TPM, confira:

Cálcio: O mineral tem a capacidade de aliviar os desconfortos e dores da fase de TPM. Diminui a cólica (contração muscular), o inchaço (retenção hídrica), os desejos alimentares, os sentimentos negativos e a variação do humor.

  • Iogurte, leite, queijos, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha), frutas oleaginosas (nozes), grãos integrais, salmão, sardinha, sementes, verduras verde-escuras (couve, brócolis)
Leia também: Alho ajuda emagrecer e combate sintomas da TPM

Vegetais ricos em antioxidantes, como brócolis, couve flor, couve e repolho são opções indicadas para serem consumidas neste período. (Foto: Divulgação)

Vitamina B6: Relacionada com a melhora dos sintomas da TPM, em especial depressão. A vitamina B6 está relacionada com a produção de serotonina, o hormônio do bem estar.

  • Banana, salmão, peixes, frango, grãos integrais, germe de trigo, arroz integral, frutas oleaginosas (nozes).

Vitamina C: Fundamental para o combate do cansaço, indisposição e fadiga.

  •  Frutas cítricas (laranja, mexerica, limão), tomate, goiaba, acerola, melão.
Leia mais: Dicas para lutar contra inchaço

A TPM pode até mesmo atrapalhar a vida a dois com muita discussão e irritabilidade (Foto: Divulgação)

Triptofano: Aminoácido relacionado com a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

  •  Leite, banana, abacaxi, feijões, nozes.

Magnésio: Melhora os sintomas de cólica, dor de cabeça e ajuda no controle da compulsão de doces.

  •  Semente de abóbora, frutas oleaginosas (nozes), semente de girassol, grãos integrais, feijão, abacate, cacau, salmão, vegetais verde-escuros.

Ácido Graxo Ômega 3: Nutriente antioxidante que ajuda a combater as dores. Melhora o humor e a depressão.

  • Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça, algas.

Vitamina E: Ajuda a controlar a irritabilidade, ansiedade e depressão.

  • Azeite de oliva, óleo de canola, abacate, frutas oleaginosas (nozes), sementes (girassol, gergelim), milho, gema de ovo.

Dicas que aliviam os sintomas da TPM

Alguns sintomas como a cólica podem ser diminuídos com uma alimentação adequada (Foto: Divulgação)

Além dos alimentos para aliviar tensão pré menstrual, algumas dicas de alimentação também podem ajudar a combater os sintomas. Alguns alimentos podem ser ingeridos com mais frequência no seu cardápio diário e outros devem ser evitados ou reduzidos:

  • Aumentar a ingestão de fibras: cereais integrais, frutas e hortaliças.
  • Reduzir a ingestão de gordura saturada: carnes gordas, laticínios integrais, frios e embutidos.
  • Reduzir o consumo de café, refrigerantes à base de cola, chá preto e mate. Essas bebidas contêm metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina) que são muito excitantes e estimulantes, o que poderá aumentar o quadro de irritabilidade, instabilidade emocional e nervosismo.
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool pode desencadear cefaleia (dor de cabeça) e fadiga, além de favorecer a perda de nutrientes devido à ação diurética.
  • Priorizar a hidratação, aumentando a ingestão de líquidos, objetivando a boa hidratação e a eliminação de toxinas.
  • Acrescentar canela e cacau em pó nas frutas, ajuda a reduzir a voracidade por doces e carboidratos. A banana ainda é fonte de vitamina B6 e triptofano.
  • Reduzir a ingestão de carboidratos simples (mel, açúcares, doces em geral, pães refinados).
  • Priorizar carboidratos complexos, como os cereais, massas e pães integrais.
  • Diminuir o consumo de sal, molhos e temperos prontos, enlatados, conservas, glutamato monossódico. O sódio contido favorece o acúmulo de líquidos no organismo (inchaço, edema).

 

Top