Alimentos orgânicos: mitos e verdades

PUBLICIDADE

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam técnicas de produção que respeitam o meio ambiente e a qualidade do alimento. A maioria das pessoas não sabe ao certo como são produzidos esses alimentos e acabam acreditando em tudo que ouvem. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos. Confira.

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas (Foto: divulgação).

O que são alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem uso de pesticidas, fertilizantes e outros agrotóxicos. Trata-se de alimentos limpos e saudáveis, pois o cultivo é feito respeitando o meio ambiente.

Além das frutas e verduras, alguns alimentos de origem animal também podem ser produzidos na forma orgânica.  Essa denominação é usada quando os animais são criados sem uso de remédios e rações que contenham hormônios de crescimento.

PUBLICIDADE

Para que os alimentos orgânicos sejam de qualidade, eles devem conter um selo de certificação fornecido por associações de agricultura orgânica que fiscalizam desde a produção até a comercialização. Esse selo garante que o consumidor esteja adquirindo um alimento orgânico livre de resíduo tóxico.

Os alimentos orgânicos são muito saudáveis e nutritivos (Foto: divulgação).

Veja também os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde 

Mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos

1. Alimentos orgânicos são mais saudáveis.

VERDADE. O sistema de produção não utiliza químicas para o crescimento e maturação, sendo desenvolvidos somente com os nutrientes naturais da terra. Tudo isso possibilita maiores concentrações de vitaminas e minerais nos alimentos.

PUBLICIDADE

2. Podem ser consumidos sem lavar.

MITO. Todos os alimentos devem ser lavados e higienizados antes do consumo, inclusive aqueles que são submetidos ao cozimento.

PUBLICIDADE

3. São mais caros.

VERDADE. Devido a produção de alimentos orgânicos ser menor que os convencionais e o custo da produção ser muito maior, torna os mais caros.

4. Não são fiscalizados.

PUBLICIDADE

MITO. Os alimentos orgânicos são fiscalizados sim, sendo obrigatória a comercialização com uso de selo de aprovação do Ministério da Agricultura e Inmetro.

5. Ajudam a preservar o meio ambiente.

VERDADE. A produção de alimentos orgânicos utiliza sistemas que preservam e reconstituem o solo e as águas, ao contrário das demais que prejudicam o solo, tornando a terra improdutiva com o passar dos anos.

PUBLICIDADE
Os alimentos orgânicos devem conter o selo de aprovação para garantir a qualidade do alimento (Foto: divulgação).

Veja quais os cuidados antes de consumir os alimentos orgânicos 

Os alimentos orgânicos são produzidos de forma saudável, sem uso de químicas que afetam o solo ou o alimento. A comercialização deles é feita sob fiscalização com o intuito de garantir a qualidade dos mesmos. Apesar de muitos mitos e verdades sobre alimentos orgânicos surgirem, o consumo é totalmente indicado, pois trata-se de alimentos mais saudáveis e nutritivos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.