Alimentos orgânicos: mitos e verdades

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam técnicas de produção que respeitam o meio ambiente e a qualidade do alimento. A maioria das pessoas…

Por Editorial MDT em 10/09/2012

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam técnicas de produção que respeitam o meio ambiente e a qualidade do alimento. A maioria das pessoas não sabe ao certo como são produzidos esses alimentos e acabam acreditando em tudo que ouvem. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos. Confira.

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos e outras substâncias químicas (Foto: divulgação).

O que são alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem uso de pesticidas, fertilizantes e outros agrotóxicos. Trata-se de alimentos limpos e saudáveis, pois o cultivo é feito respeitando o meio ambiente.

Além das frutas e verduras, alguns alimentos de origem animal também podem ser produzidos na forma orgânica.  Essa denominação é usada quando os animais são criados sem uso de remédios e rações que contenham hormônios de crescimento.

Para que os alimentos orgânicos sejam de qualidade, eles devem conter um selo de certificação fornecido por associações de agricultura orgânica que fiscalizam desde a produção até a comercialização. Esse selo garante que o consumidor esteja adquirindo um alimento orgânico livre de resíduo tóxico.

Os alimentos orgânicos são muito saudáveis e nutritivos (Foto: divulgação).

Veja também os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde 

Mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos

1. Alimentos orgânicos são mais saudáveis.

VERDADE. O sistema de produção não utiliza químicas para o crescimento e maturação, sendo desenvolvidos somente com os nutrientes naturais da terra. Tudo isso possibilita maiores concentrações de vitaminas e minerais nos alimentos.

2. Podem ser consumidos sem lavar.

MITO. Todos os alimentos devem ser lavados e higienizados antes do consumo, inclusive aqueles que são submetidos ao cozimento.

3. São mais caros.

VERDADE. Devido a produção de alimentos orgânicos ser menor que os convencionais e o custo da produção ser muito maior, torna os mais caros.

4. Não são fiscalizados.

MITO. Os alimentos orgânicos são fiscalizados sim, sendo obrigatória a comercialização com uso de selo de aprovação do Ministério da Agricultura e Inmetro.

5. Ajudam a preservar o meio ambiente.

VERDADE. A produção de alimentos orgânicos utiliza sistemas que preservam e reconstituem o solo e as águas, ao contrário das demais que prejudicam o solo, tornando a terra improdutiva com o passar dos anos.

Os alimentos orgânicos devem conter o selo de aprovação para garantir a qualidade do alimento (Foto: divulgação).

Veja quais os cuidados antes de consumir os alimentos orgânicos 

Os alimentos orgânicos são produzidos de forma saudável, sem uso de químicas que afetam o solo ou o alimento. A comercialização deles é feita sob fiscalização com o intuito de garantir a qualidade dos mesmos. Apesar de muitos mitos e verdades sobre alimentos orgânicos surgirem, o consumo é totalmente indicado, pois trata-se de alimentos mais saudáveis e nutritivos.

Top