Alimentos orgânicos: benefícios

Atualmente, não há pessoas que encontram-se livres dos agrotóxicos. Isso porque eles podem ser encontrados em qualquer alimento consumido por nós e contém uma…

Atualmente, não há pessoas que encontram-se livres dos agrotóxicos. Isso porque eles podem ser encontrados em qualquer alimento consumido por nós e contém uma quantidade alarmante dessas substâncias. A taxa de produtos químicos ingerida por uma pessoa pode triplicar, principalmente se ela optar por um consumo maior de frutas. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre os alimentos orgânicos e os seus benefícios.

Conheça alguns mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos.

A produção de alimentos orgânicos utiliza menor quantidade de substâncias tóxicas. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre os alimentos orgânicos

A agricultura orgânica consiste na produção de alimentos sem o uso excessivo de produtos químicos. Dessa forma, utiliza solo fértil associado a uma cultura de rotação, adubos e fertilizantes naturais. Como resultado dessa produção, temos alimentos mais saborosos e nutritivos dos que os convencionais. Vale ressaltar que esse tipo de colheita proíbe o uso de alimentos geneticamente modificados. Em relação aos produtos de origem animal, todos os bichos possuem espaço para se movimentar e não recebem hormônios de crescimento, assim como são alimentados com produtos saudáveis.

Conheça mais sobre os benefícios que os alimentos orgânicos oferecem

Os alimentos orgânicos são muito nutritivos e mais saborosos do que os convencionais. Além dos benefícios a nossa saúde, ainda contribuem para um ambiente mais saudável.

  •  Extremamente saudáveis– o consumo regular de produtos orgânicos, evita que o indivíduo consuma pesticidas e agrotóxicos utilizados nas colheitas comuns e que podem ser muito nocivos à saúde. Além disso, não fornece hormônios de crescimento aos animais, o que torna as carnes mais saudáveis quando comparadas às convencionais.

Os alimentos orgânicos trazem grandes benefícios à saúde do indivíduo. (Foto :divulgação)

  • Benefícios ambientais – como a produção de alimentos orgânicos não utiliza substâncias tóxicas, ela não prejudica o meio ambiente. Além disso, evita o desgaste, a poluição do solo, sendo uma forma de promover um ecossistema equilibrado e que contribui com a conservação do meio ambiente.
  • Benefícios para o homem e para o ambiente– a produção de alimentos orgânicos é considerada sustentável. Além disso, nem os produtores, nem os animais são expostos a produtos químicos que podem ocasionar danos a saúde de ambos. A principal diferença entre esse tipo de produção é que os animais não ficam confinados em espaços pequenos e sem higiene adequada. Pelo contrário, eles permanecem em espaços grandes e recebem os devidos cuidados. Como resultado dessa criação, os alimentos são mais saudáveis e nutritivos, contribuindo para uma vida mais saudável.

    Os alimentos orgânicos são mais saborosos e nutritivos. (Foto: divulgação)

A agricultura orgânica traz grandes benefícios a vida do indivíduo, assim como para o meio ambiente. Isso está diretamente ligado a diminuição no uso de produtos químicos como pesticidas e agrotóxicos e uso de hormônios de crescimento para os animais. Como resultado, obtém-se alimentos mais saborosos  saudáveis. Após conhecer alguns benefícios dos alimentos orgânicos, basta torna-los parte do seu dia-a-dia e ter uma vida mais saudável.

Leia Também:  Veja 10 tendências da alimentação para 2017

Saiba mais sobre os alimentos orgânicos.

Top