Alimentos integrais ajudam a evitar diabetes

A vida de um portador de diabetes não é nada fácil. A alimentação deve ser privada, com pouco açúcar e rica em fibras. Para…

Por Editorial MDT em 04/04/2015

A vida de um portador de diabetes não é nada fácil. A alimentação deve ser privada, com pouco açúcar e rica em fibras. Para quem sofre com esse problema é muito difícil ficar longe dos alimentos calóricos, mas é essencial para controlar os níveis glicêmicos no organismo. Saiba mais sobre o assunto e veja que os Alimentos integrais ajudam a evitar diabetes.

Aposte nos alimentos integrais como aveia e trigo. (Foto: divulgação)

Alimentos integrais ajudam a evitar diabetes

Os grãos são diferentes em forma, textura e sabor, trazendo um grande benefício para a saúde e o bem-estar do nosso organismo. Fazendo parte da alimentação humana desde muito tempo, os cereais possuem grandes quantidades de carboidratos, pouca gordura e são excelentes fontes de proteínas, além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Os grãos podem ser divididos em cereais integrais (arroz, aveia, cevada, milho e outros), derivados de cereais integrais (aveia, farelo de trigo, fubá, pão de centeio, pão integral e outros) e os cereais refinados. O recomendado para a alimentação é o consumo de alimentos integrais, já que a presença das fibras promove maior sensação de saciedade.

Além de ser uma das principais fontes de nutrientes, a dieta rica em alimentos integrais possui papel fundamental na prevenção de doenças. Dentre essas enfermidades estão o diabetes, a obesidade, os problemas cardiovasculares e até o câncer.

A alimentação saudável é essencial para prevenir o diabetes. (Foto: divulgação)

Dicas de alimentos integrais que ajudam a evitar diabetes

1. Arroz integral: contém maior quantidade de fibras, proteínas e vitamina B do que o arroz refinado. Quando consumido com feijão, trata-se de uma combinação perfeita de alto valor proteico. Excelente para o bom funcionamento do organismo e prevenção do diabetes.

2. Amaranto: rico em manganês, magnésio e fósforo, auxilia na absorção de cálcio, regeneração dos tecidos e regulação dos batimentos cardíacos.

3. Aveia: fonte de fibras solúveis, ajuda a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Diminui o risco de câncer e auxilia no bom funcionamento intestinal.

 4. Centeio: rico em fibras e sais minerais, pobre em calorias, promove sensação de saciedade de forma rápida. Também é indicado para prevenção e tratamento do diabetes.

5. Chia: fonte de ferro, magnésio, potássio, cálcio e fibras totais. Importante fornecedor de ômega 3 para o organismo e prevenção do diabetes.

6. Quinoa: fonte de proteínas vegetais, rica em ômega 3, essencial para o controle do colesterol e para prevenção de doenças cardiovasculares.

7. Trigo: o mais rico e essencial dos grãos. Contém ácido glutâmico que estimula a atividade cerebral, óleos essenciais e vitamina B e E.

Os alimentos integrais são excelentes opções para prevenir o diabetes. (Foto: divulgação)

Alimentos que ajudam na prevenção da diabete

Os alimentos integrais são excelentes opções para ajudar a evitar o diabetes. Além dos cereais integrais, as frutas, as verduras e os legumes são excelentes opções para manter a saúde e prevenir doenças como o diabetes. Aposte em uma alimentação saudável para diabéticos e controle esse problema.

Top