Alimentos influenciam no desenvolvimento das crianças

Alimentos influenciam no desenvolvimento das crianças

Alimentos influenciam no desenvolvimento da criança, não só na função nutritiva, fortalecendo ainda mais o organismo dos pequenos, mas também na dentição, ajudando a…

Por Andre em 15/01/2015

Alimentos influenciam no desenvolvimento da criança, não só na função nutritiva, fortalecendo ainda mais o organismo dos pequenos, mas também na dentição, ajudando a formar dentes fortes e sadios, algo fundamental para a saúde da boca, como um todo.

Alimentos influenciam no desenvolvimento da criança (Foto Ilustrativa)

De maneira geral, a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo, já que conta com uma grande quantidade de diferentes tecidos, como as glândulas, mucosa, músculos e os dentes. Dessa forma, qualquer machucado nela, como uma afta, acaba parecendo muito mais doloroso do que realmente é.

Para evitar problemas na boca como o citado, além de tantos outros, que podem incomodar tanto na infância quanto em outras fases da vida, uma das melhores alternativas é optar por uma boa alimentação, que deve ser oferecida desde os primeiros meses de vida da criança.

Alimentos que ajudam no crescimento infantil

Suco para crianças: receitas, dicas

Alimentos influenciam no desenvolvimento da criança

Uma correta alimentação, oferecida desde os primeiros meses, é fundamental para o bom desenvolvimento da criança (Foto Ilustrativa)

A alimentação infantil, dada corretamente, pode trazer inúmeros benefícios para a criança, influenciando diretamente nas fases posteriores da sua vida. Mas além dos itens certos, os pais também devem ficar atentos à maneira como os alimentos são oferecidos aos pequenos.

O ideal é dar, separadamente, os alimentos para a criança, pois assim ela pode conhecer o gosto e a textura de cada um, o que facilitará bastante o reconhecimento, por parte dela, de cada item ingerido. Vale lembrar que é bom evitar o açúcar, até os dois anos de idade.

A ingestão dos alimentos corretos também pode ser decisiva para evitar problemas na fala, na respiração e nos dentes (Foto Ilustrativa)

À medida que ela for crescendo, deve receber alimentos cada vez mais sólidos, o que ajudará no nascimento dos dentes e no desenvolvimento deles. Essa é uma maneira interessante de evitar o desequilíbrio da função muscular dos maxilares, que causa muitos problemas na boca.

Entre os problemas causados por esse desequilíbrio estão as mordidas constantes e involuntárias da bochecha, lábios e língua, que deixam pequenas cicatrizes e podem irritar muito algumas pessoas.

O papel fundamental da língua

O ideal é começar oferecendo os alimentos separadamente, para a criança conhecer gostos e texturas (Foto Ilustrativa)

Quem também tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, não só na mastigação e na deglutição, é a língua, que pode acabar ficando solta na boca, caso a mastigação não seja estimulada. O mau uso da língua pode ainda fazer com que a criança cresça com a deglutição errada.

Como consequências desse problema, existe a possibilidade de acontecerem alterações na fala, além de respiração deficiente e lábios preguiçosos (deixam a boca entreaberta, na maior parte do tempo). Até o desenvolvimento dos dentes e dos ossos, o uso errado da língua pode afetar.

Top