Alimentos importantes para a dieta dar certo

Não há uma lista ou uma dica com alimentos adequados para emagrecer, pois depende de cada organismo. Além de força de vontade, o interessado precisa,…

Por Editorial MDT em 18/02/2012

Algumas substâncias são extremamente importantes para o organismo

Não há uma lista ou uma dica com alimentos adequados para emagrecer, pois depende de cada organismo. Além de força de vontade, o interessado precisa, normalmente, de uma reeducação alimentar e aderir a prática de realizar exercícios físicos.

Para emagrecer é necessária a mudança de hábitos alimentares. O mais importante é saber diferenciar quando se está com fome e fazer um planejamento da alimentação para não cometer abusos.

Veja quais alimentos são essenciais para que organismo responda melhor a dieta

  • Cálcio

Estimula a queima da gordura levando a produção de enzimas responsáveis pela produção de gordura e diminui sua atividade na queima delas. O aumento da ingestão de cálcio altera o trabalho celular e faz com que as células armazenem menos gordura e ativem os mecanismos que eliminam os lipídios acumulados.

A dose diária recomendada é de , aproximadamente, 1000mg.

As fontes alimentares onde você encontra o cálcio são: leite, queijo, iogurte, vegetais, verde-escuros (couve, rúcula, agrião), sardinha e semente de gergelim. 

  • Complexo B

Família de vitaminas importantes para evitar depressão e ansiedade – emoções que levam à compulsão por comida.

A dose diária recomendada é de: 1,1 mg de B1 e B2, 1,3 mg de B6 e 2,4 mg de B12.

Você pode encontrar essas vitaminas nos seguintes alimentos: frutos do mar, peixes, carne, aveia, grãos e gema de ovo.

Alimentos ricos em Vitaminas do complexo B

  • Vitamina D

Reduz os níveis de radicais livres, que deixam as células inflamadas e propensas a acumular gordura.

A dose diária recomendada é de 5 mcg (microgramas).

A vitamina D é encontrada nos seguintes alimentos: óleo de peixe (bacalhau, atum) e gema de ovo, além de meia hora por dia de exposição ao sol.

Alguns desses nutrientes também podem ajudar bastante durante a tentativa de emagrecimento, principalmente por serem ricos em proteínas.

  • Chá verde;
  • Pêra;
  • Azeite;
  • Pimenta;
  • Alface;
  • Amendoim;
  • Canela;
  • Vinagre.

É interessante que você marque uma consulta com um médico endocrinologista e, também, com um especialista em nutrição. Dessa forma poderá ser bem orientado  para a realização de uma dieta alimentar adequada ao seu peso e tamanho. Lembre-se que os remédios para emagrecer, quando não receitados por médicos, são muito prejudiciais à saúde e podem causar dependência.

Alimentos ricos em proteínas, como o chá verde, ajudam na dieta

Procure também praticar exercícios físicos diariamente. O nosso corpo precisa de movimentos com os músculos para se manter sempre em ordem. As atividades  também vão ajudá-lo de forma eficiente na perda de peso e em uma melhor qualidade de vida.

Top