Alimentos funcionais: quais são

Você com certeza já deve ter ouvido seus pais ou avós dizendo para você comer determinado alimento porque é bom para isso ou aquilo.…

Por Redacao em 07/02/2012

Você com certeza já deve ter ouvido seus pais ou avós dizendo para você comer determinado alimento porque é bom para isso ou aquilo. E, eles têm razão! Os alimentos são capazes de agir em benefício do nosso corpo, curar e prevenir doenças.

Alimentos funcionais (Foto: Divulgação)

O que significa alimento funcional?

É denominado alimento funcional aquele que tem o poder de fortalecer o organismo com suas substâncias ativas. Eles agem diretamente no combate ou prevenção de patologias queo indivíduo possa sofrer. Mas para ficar mais fácil entender é só observar as cores dos alimentos que estão associados sempre a um benefício diferente. Veja!

As cores dos alimentos

As cores determinam o tipo de nutriente que determinado alimento contém.

Brancos: Fontes de cálcio e potássio ajudam no bom funcionamento orgânico. Contribuem na manutenção e formação de ossos e dentes, sistema nervoso e músculos trabalham melhor e ainda regulam os batimentos cardíacos.

Alimentos Fonte: Batata, arroz, cogumelo, couve-flor, leite, queijos, banana…

Vermelhos: A substância que confere o pigmento vermelho é o licopeno. Estimula a circulação sanguínea e é poderoso antioxidante. Estudos recentes apontam o licopeno como responsável pela prevenção do câncer de próstata.

Alimentos Fonte: Morango, tomate, caqui, melancia, goiaba vermelha, framboesa, cereja…

Os alimentos funcionais são de suma importância para o organismo (Foto: Divulgação)

Amarelos e laranjas: A vitamina B-3 e o ácido clorogênico presentes em alimentos dessa cor mantém o sistema nervoso saudável e previnem o câncer de mama e ainda são ricos em beta-caroteno que previne doenças cardíacas.

Alimentos Fonte: Damasco, pêssego, mamão, manga, cenoura, laranja, abóbora…

Roxos: Para os alimentos roxos e azulados a substância que mais se destaca é o ácido elágico que é capaz de retardar o envelhecimento e neutralizar qualquer ação cancerígena antes mesmo de entrarem em contato com as células.

Alimentos Fonte: Repolho-roxo, uva, ameixa, beterraba, figo…

Verdes: A clorofila e a vitamina A desintoxicam o organismo, têm ação de prevenção a cânceres e doenças do coração, protegem pele e cabelos e ainda inibem os radicais livres.

Alimentos Fonte:Pimentão, salsão, ervas, vegetais folhosos…

Através dos alimentos diversas doenças podem ser evitadas (Foto: Divulgação)

Marrons: Os alimentos marrons constituem-se de fibras e vitaminas do complexo B e E que são de suma importância para o organismo.  Previnem câncer, doenças cardiovasculares, acabam com ansiedade e depressão e ainda melhoram o trânsito intestinal.

Alimentos Fontes: Cereais integrais, nozes, aveia, castanhas…

Procure um nutricionista que pode elaborar um cardápio inspirado nas cores do alimentos para te proporcionar mais saúde!

Top