Alimentos Funcionais – O Que São

Os alimentos funcionais, também conhecidos como alimentos nutracêuticos, são aqueles que têm propriedades benéficas para o organismo, prevenindo problemas de saúde. Entretanto, apesar de…

Os alimentos funcionais, também conhecidos como alimentos nutracêuticos, são aqueles que têm propriedades benéficas para o organismo, prevenindo problemas de saúde. Entretanto, apesar de cientistas reconhecerem as propriedades funcionais de alguns alimentos, os estudos, ainda não são conclusivos.

Embora a moda dos alimentos funcionais faça parte da propaganda de alguns fabricantes alimentícios, atualmente eles são usados há muitos séculos pelo homem. Um bom exemplo são as isoflavonas, grupo do qual faz parte a soja, que age na redução do colesterol ruim. Os chineses a usam há mais de 5.000 anos em sua dieta, mesmo que não soubessem das suas verdadeiras propriedades funcionais.

Hoje, os cientistas da indústria alimentícia estudam profundamente as propriedades reais dos alimentos funcionais e muitos alimentos como biscoitos vitaminados, leites fermentados e cereais matinais ricos em fibras têm sido artificialmente enriquecidos com vitaminas. No entanto, para chegarem ao mercado, esses produtos são minuciosamente avaliados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que exige provas do fabricante da funcionalidade alegada na embalagem.

Os principais grupos de alimentos funcionais são os betacarotenos, as isoflavonas, os licopenos, o ômega 3, os flavonóides e os probióticos. Abaixo, saiba o que são esses grupos de alimentos funcionais.

Os betacarotenos agem no organismo no momento em que eles são convertidos em vitamina A ao ingerirmos gorduras e proteínas. Assim, as células são protegidas do envelhecimento e ajudam a prevenir o câncer. Eles são encontrados na cenoura, na abóbora, no damasco, na couve e no espinafre.

As mulheres que sofrem com os efeitos da menopausa e com a Tensão Pré-Menstrual devem ingerir alimentos funcionais ricos em isoflavonas, como a soja e os seus derivados, pois eles têm a estrutura química semelhante ao estrógeno, hormônio feminino, aliviando as dores e o cansaço causados pela menopausa e pela TPM.

Leia Também:  Cirurgia Correção Miopia Preço

Por outro lado, os homens podem abusar dos alimentos ricos em licopeno, encontrado no tomate e nos seus derivados, em beterrabas e nos pimentões, pois ele previne o aparecimento do câncer de próstata.

O ômega 3, por sua vez, faz com que o risco de doenças cardiovasculares seja altamente diminuído porque reduz os triglicerídeos e o colesterol do sangue, evitando que as veias se entupam. O ômega 3 é encontrado em peixes de água fria como o salmão e a truta e em óleos de peixe.

Para quem é louco por chocolate, uma boa notícia: ele é rico em flavonóides, assim como o chá verde e o própolis. A função dessa substância é atuar como um antiinflamatório e prevenir o câncer porque ela anula a dioxina, substância altamente tóxica encontrada em agrotóxicos.

Por último, temos as bactérias probióticas, que permitem o equilíbrio da flora intestinal, impedindo que microorganismos nocivos se proliferem no local. Ao tomarmos leite fermentado ou alguns iogurtes, ingerimos essas bactérias do bem.

Agora que você sabe quais são os alimentos funcionais e as suas propriedades, vá ao supermercado e encha a sua geladeira com eles para ter uma vida mais saudável agora e no futuro. Conhece aquela antiga frase: “Você é o que você come”? Então, é hora de mudar o cardápio para não virar um saco de gordura prestes a explodir.

Top