Alimentos funcionais: o que é, quais são

Você já ouviu falar sobre os alimentos funcionais? Esses ingredientes que podem ser frutas, legumes, cereais e raízes trazem benefícios para o organismo que…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Você já ouviu falar sobre os alimentos funcionais? Esses ingredientes que podem ser frutas, legumes, cereais e raízes trazem benefícios para o organismo que ultrapassam seus nutrientes mais comuns. Esses alimentos atuam no organismo diminuindo o risco de se ter diversas doenças, incluindo problemas crônicos como o diabetes e males como o câncer.

A soja é um alimento funcional muito importante (Foto: divulgação)

Alimentos funcionais: como consumir

Para alcançar os resultados esperados uma dieta que contenha alimentos funcionais deve ser bem equilibrada, com ingredientes variados que garantam todos os nutrientes que seu organismo precisa para se manter saudável. Se você quer diminuir o mau colesterol, por exemplo, deve incluir na sua alimentação alimentos que sejam menos calóricos e possuam menor quantidade de gordura saturada. Vale a pena também diminuir a quantidade de carne vermelha que você consome e substituí-la por carne de soja, outros alimentos preparados com esse grão, além de peixes, que são fonte de ácido graxo ômega-3, capaz de prevenir doenças cardíacas e vasculares.

Os peixes são fontes de ômega-3 e não podem faltar na dieta (Foto: divulgação)

Quais são os alimentos funcionais

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais são os alimentos funcionais. Saiba que a maioria deles são produtos naturais como legumes, verduras, frutas, grãos e cereais. As mulheres que querem controlar os sintomas da menopausa, por exemplo, podem consumir alimentos que contenham soja. E para diminuir o risco de ter câncer podem-se consumir alimentos que contenham licopeno (beterraba, pimentão e tomate) e betacaroteno (couve, manga, abóbora, cenoura e mamão). Esses últimos também contêm carotenoides que previnem problemas cardiovasculares e de visão.

Os probióticos como o iogurte ajudam no funcionamento do intestino (Foto: divulgação)

Na lista dos alimentos funcionais também estão presentes ingredientes que muita gente gosta, os iogurtes e os leites fermentados. Eles são probióticos, que auxiliam a regular a flora intestinal. As frutas vermelhas também fazem parte desse conjunto; framboesa, amora e morango previnem o envelhecimento precoce e o câncer por possuírem ácido elágico em sua composição. Outras frutas como a maçã, além de serem anticancerígenas, previnem o aparecimento de problemas cerebrovasculares, e nozes como a castanha-do-pará são dotadas de selênio, mineral que aumenta a imunidade do organismo e controla o hormônio da tireoide.

Leia também: Alimentos que atuam contra o câncer

Menopausa: Alimentos que Diminuem os Sintomas

Top