Alimentos Formadores de Colágeno, Benefícios para a Saúde

O Colágeno é necessário no organismo humano para regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação. O organismo começa a diminuir…

Por Redacao em 23/08/2011

O Colágeno é necessário no organismo humano para regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação. O organismo começa a diminuir a produção de colágeno a partir dos vinte e cinco anos de idade. Aos cinqüenta anos produz apenas 35% do colágeno necessário, principalmente nas mulheres, por causa da menopausa quando a diminuição do hormônio estrogênio é mais acentuada. Essa falta de colágeno no organismo trás varias consequências e a mais comum delas, é o envelhecimento da pele que vai enrugando e ficando sem elasticidade, dando uma aparência de velha. E é nessa idade que as mulheres começam a procurar recursos na medicina para devolver a aparência tonificada da pele remoçando com cirurgias plásticas e outros tipos de tratamentos a base de laser.

Como diminuir a perda de colágeno no organismo

Para diminuir a perda de colágeno no organismo é bem simples, basta ter uma alimentação equilibrada. Toda dieta rica em proteínas magras estimula a produção de colágeno, para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo é preciso ingerir alimentos que contenham as seguintes vitaminas:

– Vitamina C

– Vitamina E

– Cobre

– Selênio

– Zinco e

– Silício, assim afirma a doutora Daniela Graff

O silício já esta presente no corpo humano e pode ser encontrado nas unhas, pele, cabelos, cartilagens, etc, desde a fase fetal e depois vai diminuindo com a idade. Um organismo saudável precisa de colágeno para a manutenção do tônus muscular e da firmação da pele. É preciso de uma reposição diária de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal.

Sintomas da perda de colágeno no organismo

Com a perda de colágeno no organismo, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e os ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica porosa e frágil com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço com a diminuição da espessura do fio capilar, alguns órgãos podem sofrer descolamento e apresentar mau funcionamento. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, o que resulta na flacidez e no aparecimento de estrias.

Alimentos formadores de colágeno

Para manter uma boa quantidade de colágeno no organismo é preciso ter uma alimentação balanceada, alguns alimentos são ricos em colágeno como:

– Proteínas magras – atum, salmão, peito de peru ou frango, queijo cottage, iogurte desnatado;

Vitamina C – caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja, cenoura, pepino;

– Vitaminas A e E – cenoura

– Zinco – avelã, amêndoa, castanha do Pará, ovos, frutos do mar;

– Selênio – nozes, salmão, arroz preto, frango, carne vermelha

– Silício – aveia, cevada, salsa, nabo,avelã, centeio, trigo, feijão, banana, alho, alcachofras, alho poro, cebola, aspargos, mel, morango, nabo, pepino, pinhão e tâmara.

– Cobre – fígado bovino, caju, avelã, cogumelos, lentilha e aveia;

– Enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas – abacaxi

A gelatina é definida pela ciência moderna como uma proteína purificada, de origem animal, é uma fonte de nutrientes que são necessários para a manutenção da boa saúde dos ossos, cartilagens, tendões e da própria pele. É importante manter a ingestão da gelatina para auxiliar na formação de colágeno no organismo humano.

Concluindo

Não adianta apenas ingerir alimentos para formar colágeno, é preciso fazer exercícios físicos para tonificar e fortalecer os músculos. As atividades físicas ajudam na absorção das proteínas e vitaminas, além de elevar a autoestima das pessoas por estarem em boa forma física e com a saúde em ordem. Com a ingestão de alimentos adequadamente a pele vai ficar mais tonificada e a aparência mais saudável, assim como as unhas e os cabelos. A alimentação balanceada é a maior responsável pela saúde dos seres humanos.

Top