Alimentos Bons Para a Memória

O ser humano quando nasce já começa a morrer, pois cada dia vivido é um dia a menos de existência na terra e para…

O ser humano quando nasce já começa a morrer, pois cada dia vivido é um dia a menos de existência na terra e para que seu desenvolvimento seja saudável ele precisa se alimentar adequadamente principalmente nos primeiros meses de vida quando recebe o leite materno. Depois vai crescendo e tendo preferências por sabores e começa a escolher o que vai querer comer as escolhas tomam tal proporção que as crianças maiores de três anos já querem comer só besteiras como: lanches, salgadinhos, e todo tipo de alimento industrializado trocando as frutas e legumes que são saudáveis e de extrema importância para o seu desenvolvimento.

Outra mania que agride muito o funcionamento do organismo em um todo é dormir muito tarde, às vezes nem dormem a noite, passam horas na frente do computador jogando e vão dormir quando o dia já esta amanhecendo. Com certeza o cérebro dessas pessoas e a sua memória vão começar a falhar muito cedo.

Lapsos de memória

Os lapsos de memória são comuns acontecerem com as pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, pois não depende de nós esquecermos as coisas, mas da nossa alimentação que deve estar sendo fraca, pois o cérebro, ou seja, a massa cinzenta que faz com que todo o nosso corpo funcione em sintonia esta com falta de vitaminas que podem ser encontradas nos alimentos. Com a vida agitada das grandes cidades as pessoas não tem tempo para fazer uma alimentação adequada e de qualidade todos os dias, mas os alimentos estão nas feiras e prateleiras de supermercados esperando por você. A substancia mais importante para o bom funcionamento do nosso cérebro é a Fisetina a mais importante substancia para o bem funcionamento do cérebro , pois ela estimula a formação de conexões neuronais novas e com muito mais força, pois isso é muito importante para a memorização.

Continuar Lendo  Síndrome de Sjögren: o que é

Estudos feitos pela Neurobióloga Pamela Maher do Instituto Salk na Califórnia Estados Unidos que detectaram a importância dessa substancia no cérebro para a memorização, mas o Brasil também não fica atrás com as pesquisas, pois o neurologista Cícero Galli Coimbra da Unifesp evidencia a “colima” uma molécula que é encontrada com muita fartura na gema do ovo, pois além de participar da formação de novas moléculas no cérebro também recupera as células lesadas. O hipocampo a principal área de massa cinzenta responsável pela memória obteve registros que para a memorização depende exclusivamente de um neurotransmissor chamado de acetilcolina que é encontrada na gema a “Colina”.

Veja os alimentos que favorecem a memória

Para que o nosso cérebro não nos pregue nenhuma peça com lapsos de memória é necessário que tenhamos uma boa alimentação, e os alimentos específicos para que a nossa massa cinzenta funcione perfeitamente são:

Pêssego

Uva

Kiwi

Tomate

Maçã

Cebola

Ovo

Uva

Espinafre

Peixe

Morango

    Mas para que esses alimentos possam surtir efeito positivo ao nosso cérebro é necessário que eles estejam todos os dias presentes na nossa mesa e em doses bem fartas, pois como são alimentos naturais o seu efeito positivo vem com a continuidade e também fazer exercícios físicos é fundamental para estimular o cérebro. Uma boa caminhada diária, ler um livro para exercitar o cérebro também é fundamental para que a memória não falhe.

    Para concluir:

    Alguns fatores externos são totalmente prejudiciais para o cérebro queimando os neurônios e as células que são importantes para a memória, esses fatores são: ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, as drogas em geral e alguns medicamentos apropriados para problemas psicológicos. Por isso que os alimentos são tão importantes, pois mesmo que a pessoa mude seus hábitos completamente ainda assim é preciso comer alimentos que renovem as células lesadas e faça surgir células novas. Se alimente adequadamente e você terá dias inesquecíveis.

    Continuar Lendo  Pâncreas artificial no tratamento da diabetes

    Top