Alimentos anti-colesterol: quais são

O colesterol em si é muito importante para o organismo, mas é preciso estar atento ao excesso de alimentos que podem vir aumentar a…

Por Redacao em 21/02/2012

O colesterol em si é muito importante para o organismo, mas é preciso estar atento ao excesso de alimentos que podem vir aumentar a taxa do colesterol ruim (LDL) e causar problemas sérios de saúde como infarto e AVC, por exemplo. Segundo médicos e nutricionistas, é fundamental que todas as pessoas tenham controle sobre o colesterol, e a maneira de controlar é evitando certos alimentos gordurosos como carnes vermelhas e outros. Confira nesse post os alimentos anti-colesterol para você se prevenir de problemas futuros causados por ele. Veja:

Alguns alimentos podem aumentar a taxa de colesterol ruim (Foto: Divulgação)

O colesterol é classificado de duas maneiras, LDL (lipoproteína de baixa densidade) ou HDL (lipoproteína de alta densidade), entenda:

A LDL significa colesterol ruim, ou seja, o que acontece é que ela carrega o colesterol para a artéria correndo assim o risco de se formarem placas de gorduras no organismo do individuo e causar sérios problemas como doenças cardiovasculares. Já a HDL é considerada boa, pois ela retira as moléculas dos tecidos e as envia para o fígado para serem eliminadas, sendo assim não causa problema algum à saúde. Quando as pessoas ingerem alimentos ricos em gorduras saturadas é exatamente o LDL que tem suas taxas aumentadas pondo a vida  em risco e o mais indicado para evitar é fazer um balanceamento das refeições, substituir a carne gordurosa ou optar por porções menores acrescentando ao prato outros alimentos saudáveis que farão bem para o organismo. Veja os alimentos que são anticolesterol e saiba como você pode estar adquirindo o hábito de comer bem.

(Foto: Divulgação)

Os nutrientes que combatem o colesterol eles fazem bem para o coração, evitam a formação das placas gordurosas (LDL), doenças cardiovasculares, limpam o colesterol ruim dos vasos sanguíneos e ainda são ricos em fibras e muito mais substâncias que beneficiam não somente nesse caso, mas em vários outros; os alimentos em destaque são: óleos (milho, canola, soja ou girassol), soja, castanhas, nozes, sardinhas, quiabo, atum, feijão, aveia, cevada, laranja, limão, maçã, morango, maracujá e hortelã (feito chá sem açúcar). Você pode encaixar esses alimentos perfeitamente nas suas refeições diárias, evitando assim alimentos gordurosos com como carnes vermelhas, de porco, ovos, frutos do mar, frios, doces, queijos amarelos e também bebidas alcoólicas. Evite frituras.

Alimente-se bem e controle o colesterol (Foto: Divulgação)

Para começar a ter o hábito da boa alimentação comece junto aos alimentos citados coloque muita cor no prato com legumes, invista nas frutas e verduras, fazendo isso principalmente as crianças começarão a criar o hábito de comer bem. Faça sua ‘dieta’ sem exagerar nas gorduras saturadas e boa sorte!

Top