Alimento Orgânico: O Que É?

Se você deseja levar uma vida mais saudável, já deve ter ouvido falar em alimentos orgânicos. Mas, o que é na verdade alimentos denominados…

Por Redacao em 04/08/2009

Se você deseja levar uma vida mais saudável, já deve ter ouvido falar em alimentos orgânicos.

Mas, o que é na verdade alimentos denominados como orgânicos?

Os alimentos orgânicos são primeiramente alimentos cultivados com respeito ao meio ambiente com a finalidade de mantê-lo mais saudável, visando uma qualidade de vida, além de serem muito mais saborosos.

Frutas, legumes, verduras e hortaliças orgânicas são alimentos isentos de agrotóxicos e aditivos químicos. No processo de cultivo são obedecidos os critérios de manejo do solo, da água e das plantas. O morango orgânico, por exemplo, não é fruta do ano inteiro. Nunca dá fora de época.

Essa técnica de cultivo de alimentos orgânicos visa a conservação do solo e da água e diminui a poluição. A produção orgânica no Brasil está crescendo 30% ao ano o que coloca o país em segundo lugar entre os maiores produtores de alimentos orgânicos em todo o mundo. Os principais alimentos orgânicos cultivados no Brasil são: castanha de caju, açaí, latex, pupunha e diversas frutas e verduras. Aproximadamente 75% dos alimentos orgânicos produzidos no Brasil são exportados para a Europa, Estados Unidos e Japão

No caso da carne (vermelha, de frango, crustáceos), os animais não são confinados são criados soltos e nem tomam hormônios, antibióticos e anabolizantes. São alimentados com refeições igualmente livres de química. O mesmo ocorre com a galinha que dará origem a ovos orgânicos. Além disso, a reprodução é natural. Não é feita em laboratório.

Tudo acontece dessa forma, porque o cultivo tradicional, com uso de pesticidas e fertilizantes, se torna prejudicial à saúde e ao meio ambiente, que sofrem contaminações. Os alimentos orgânicos são livres de substâncias químicas que se consumidas por longo tempo é prejudicial à saúde e contamina o solo, pois utiliza meios naturais para combater pesticidas.
Por que
consumir orgânicos?

Existem diversas vantagens em consumir esse tipo de alimento, evita problemas de saúde causados pelos agrotóxicos, mantem a qualidade nutricional dos alimentos, permanência dos componentes funcionais, por ser produzido em safra, alimentos mais saborosos, preservação do meio ambiente e respeito à natureza etc. A única desvantagem desses alimentos é que são mais caros que os convencionais, porque são produzidos em menores escalas, então os custos de produção são maiores, tornando esses alimentos caros, mas adicionar esses alimentos às compras fará com que a longo prazo eles se tornem mais baratos, pois incentiva a produção, sendo cultivado em escalas maiores haverá redução de preço.

Lembre-se de apenas adquirir alimentos orgânicos com a marca de certificação do Instituo Biodinâmico (IBD) e o Ecocert que são credenciadas pelo Ministério da Agricultura.

Que tal consumir esses produtos?

A produção e cultivo de alimentos orgânicos segue os princípios da agricultura sustentável.

Os alimentos que são consumidos com cascas, como pimentão, tomate, morango e hortaliças são os mais afetados por agrotóxicos.

Escolha alimentos orgânicos: alimentos saudáveis e respeito ao meio ambiente.




 

Top