Alimentar bebês com papinha de colher pode torná-los obesos

Aceitar que os bebês em desmame se alimentem por conta própria e com as mãos, em vez de dar papinhas de colher, pode evitar…

Por Editorial MDT em 08/02/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

Aceitar que os bebês em desmame se alimentem por conta própria e com as mãos, em vez de dar papinhas de colher, pode evitar a obesidade a longo prazo, segundo um estudo, publicado no British Medical Journal.

O estudo incluiu 155 crianças entre 20 meses e 6,5 anos. Aquelas que eram livres para escolher seus alimentos era mais predispostas a sustentar um dieta saudável e um peso normal mais tarde.

Os autores interrogaram os pais sobre o modo de desmame seguida com seus filhos e as prioridades alimentares. Do total, 63 eram alimentadas com papinhas feitas pelas mães e dadas de colher, e 92 foram livres para escolher seus alimentos e comer com as mãos.

De acordo com as conclusões os bebês alimentados com colher eram mais predispostos a se tornar obesos do que aqueles que haviam se alimentado por conta própria. E mais, as crianças que se alimentaram sozinhas criaram uma preferência por carboidratos, enquanto os bebês alimentados com colher optaram por alimentos doces.

“Nosso estudo sugere que deixar o bebê se alimentar sozinho tem um impacto positivo sobre o gosto por alimentos que formam os blocos de construção de uma alimentação saudável, tais como carboidratos”, escreveram no relatório Ellen Townsend, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e seu colega. “Isto tem implicações para a luta contra a escalada da obesidade nas sociedades contemporâneas”.

De acordo com o estudo, os autores acreditam que a textura e o aspecto dos alimentos consumidos com as mãos, sobretudo carboidratos, possivelmente exerceram um importante papel nos resultados.

Top