Alimentação vegetariana: mitos e verdades

A alimentação vegetariana gera muitos muitas dúvidas em relação a saúde. Algumas pessoas dizem ser prejudicial por causa da falta de proteína e ferro,…

A alimentação vegetariana gera muitos muitas dúvidas em relação a saúde. Algumas pessoas dizem ser prejudicial por causa da falta de proteína e ferro, outros acreditam que seja um estilo de vida muito saudável e que previne várias doenças. Pensando nisso, selecionamos os mitos e verdades sobre a alimentação vegetariana. Confira.

Aposte no consumo de alimentos vegetarianos. (Foto: divulgação)

Alimentação vegetariana

Ser vegetariano não algo de outro mundo. Além dos restaurantes que oferecem pratos com alimentos de origem vegetal, é possível também encontrar hambúrgueres sem carne nas principais lanchonetes da cidade. Em dez anos, o número de vegetarianos triplicou em todo o mundo.

Ainda assim, essa opção alimentar vive cheia de mitos e dúvidas, sendo reforçadas pela ciência que afirma a possibilidade de viver sem consumir carne. O vegetarianismo é um tipo de dieta que exclui o consumo de carne e também outros alimentos de origem animal. Existem ainda uma vertente que mantêm os ovos, leite e derivados, conhecidos como ovolactovegetarianos.

A alimentação vegetariana é rica em nutrientes. (Foto: divulgação)

Veja também os benefícios de ser vegetariano 

Mitos e verdades sobre a alimentação vegetariana

1. A dieta vegetariana oferece riscos a saúde.

Mito. Quando bem planejada, a alimentação vegetariana faz muito bem em todas as fases da vida. Já a dieta vegana exige cuidados maiores em relação ao consumo de cálcio e vitamina B 12, pois não existe a ingestão dessa vitamina.

2. Mulheres vegetarianas têm uma gravidez normal

Verdade. Estudos comprovam que as mulheres vegetarianas com uma dieta balanceada desenvolvem o feto normalmente e totalmente adequado. É importe como forma de prevenção fazer um suplementação de vitamina B12 e Omega 3, pois auxiliam na formação do Sistema Nervoso do bebê.

Leia Também:  Insatisfação Profissional: O Que Fazer Quando Você Odeia seu Emprego

3. As crianças precisam de carne para crescer normalmente.

Mito. Não existe nenhum componente presente na carne que não possa ser encontrado em outros alimentos. Portanto, uma dieta vegetariana balanceada também é muito benéfica para a criança.

4. Vegetarianos podem praticar esportes.

Verdade. Uma alimentação vegetariana fornece todos os nutrientes necessários para dar energia para nosso corpo. Portanto, devem-se praticar exercícios físicos.

Alimentação vegetariana. (Foto: divulgação)

Veja também o lado negro da dieta vegetariana 

A alimentação vegetariana é muito benéfica para a saúde, porém deve ser bem planeja. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um vegetariano pode levar um ritmo de vida normal como todas as outras pessoas. O ideal é procurar uma nutricionista para orientar quanto as quantidades e necessidades diárias para manter uma alimentação vegetariana.

Top