Alimentação para prevenir anemia: dicas

O baixo rendimento no trabalho, a dificuldade de concentração, o excesso de sono, a perda de apetite, a tontura, as palpitações e a falta de…

O baixo rendimento no trabalho, a dificuldade de concentração, o excesso de sono, a perda de apetite, a tontura, as palpitações e a falta de ar são alguns dos sintomas provocados pela anemia. A alimentação possui papel fundamental para evitar essa doença. Pensando nisso, selecionamos dicas de alimentação para prevenir anemia.

As carnes vermelhas são excelentes fontes de ferro. (Foto: divulgação)

Alimentação ideal para prevenir anemia

Existem diversos tipos de anemia, porém a mais comum é a ferropriva, causada pela deficiência de ferro no organismo. Ela se caracteriza pela deficiência no tamanho ou número de células (glóbulos vermelhos) ou ainda na quantidade de hemoglobina que elas possuem. Uma das principais consequências é a limitação da troca de oxigênio e gás carbônico entre as células do corpo, o que acaba causando uma série de problemas.

Um dos testes mais comuns para verificar a presença da anemia é analisar a parte interna do olho, se ela estiver pálida, o ideal é procurar um especialista para realizar o diagnóstico. O mais indicado é prevenir par que esse sintoma não apareça e, para isso, basta adotar uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, em especial o ferro.

Os vegetais verde escuros são fontes de ferro. (Foto: divulgação)

Veja também sucos para combater a anemia 

Dicas de alimentação para prevenir anemia

1. Existem dois tipos de ferro presente nos alimentos, o heme e o não heme. O primeiro pode ser encontrado em carnes, como as vermelhas, e absorvido de forma muito eficaz no organismo. O segundo pode ser encontrado nos vegetais (frutas, leguminosas, cereais e frutas);

2. O feijão, beterraba, vegetais de folhas escuras como o brócolis, espinafre e agrião são alimentos ricos em nutriente;

3.  Se uma pessoa tem anemia, muitas vezes apenas a alimentação não basta para repor o nutriente, sendo necessária a suplementação;

Leia Também:  Tratar anemia, dicas, alimentos indicados

4. A absorção de ferro pelo organismo pode ser potencializada pela ingestão de outros alimentos. A vitamina C, por exemplo, atua na absorção e mobilização do ferro armazenado. Por isso, tomar suco de laranja, temperar uma salada verde com limão, pode fazer com que o ferro seja mais bem aproveitado nos alimentos;

5. Os alimentos amargos como jiló, agrião e chicória também auxiliam na absorção de ferro, pois estimulam a secreção de enzimas digestivas.

Os alimentos ricos em vitamina C ajudam na absorção de ferro. (Foto: divulgação)

Veja também anemia como prevenir 

A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo e também para a prevenção de doenças. A anemia é uma doença que pode comprometer a saúde dos indivíduos e pode ser prevenida através da alimentação saudável. Aposte nos alimentos ricos em ferro como carnes vermelhas, vegetais verdes escuros e alimentos ricos em vitamina C.

Top