Alimentação para melhorar o desempenho escolar

A melhor forma de se obter excelentes resultados na escola está relacionada com prestar atenção nas aulas e dar continuidade nos estudos em casa.…

A melhor forma de se obter excelentes resultados na escola está relacionada com prestar atenção nas aulas e dar continuidade nos estudos em casa. Porém, não é somente essa dedicação que influi nas boas notas. Além dos estudos, ter uma alimentação saudável também contribui para melhoria do aprendizado. Saiba mais sobre a alimentação para melhorar o desempenho escolar da criança.

A alimentação é uma grande aliada do aprendizado. (Foto: divulgação)

Alimentação e estudos

Quando a criança estuda no período da manhã, um dos principais erros é sair de casa sem comer. Mesmo que ela não sinta fome logo quando acorda, é indispensável comer algo. Esses alimentos ingeridos pela manhã contêm nutrientes que proporcionam disposição, melhoraram a memória e a concentração da criança.

Para a tarde, o almoço deve conter alimentos ricos em carboidratos, como macarrão, batata, arroz. É importante moderar nas refeições mais calóricas, como frituras. O abuso nesses alimentos piora o rendimento escolar, pois geram sonolência e desânimo.

A alimentação ajuda no desempenho escolar. (Foto: divulgação)

Veja também alimentação saudável, como deve ser 

Alimentação para melhorar o desempenho escolar

1. Café da manhã: é a primeira alimentação que melhora o desempenho intelectual. Crianças que comem antes de ir para a escola tiram notas melhores se comparadas as que não se alimentam;

2. Alimentos melhoram o funcionamento do cérebro: não é necessário somente diminuir a quantidade de calorias consumidas, é preciso dar preferência para alimentos que melhorem o funcionamento cerebral;

3. Peixes e Ômega 3: os peixes são ricos em ômega 3  que atuam como lubrificantes para o cérebro. Portanto, aderir esse alimento no cardápio da criança pode ser uma excelente opção. Aposte nos salmões, atum, truta e outros alimentos como as nozes;

Leia Também:  Roupa para casamento: como escolher

4. Frutas, verduras e óleos vegetais: apostem em alimentos ricos em vitamina C e E, pois atuam como neuro protetores.  As frutas devem ser consumidas separadamente de outros alimentos, pois a frutose não facilita a digestão. Aposte no consumo de frutas cítricas e outras ricas nessas vitaminas;

5. Carboidratos e proteínas: a glicose é a energia essencial para o cérebro. Portanto, é necessário que a criança tenha uma alimentação rica em carboidratos que atuam na formação desse nutriente. As proteínas também são indispensáveis, pois atuam no sono e desempenho intelectual da criança.

É importante que a criança tenha uma alimentação saudável. (Foto: divulgação)

Veja também os alimentos que fazer bem ou mal ao cérebro 

A alimentação da criança é indispensável para seu desempenho escolar. O ideal é que os pais adotem hábitos alimentares saudáveis desde cedo para que as crianças cresçam nesse ritmo. Os alimentos saudáveis são grandes aliados do desempenho escolar e do bom funcionamento cerebral.

Top