Alimentação de grávida: mitos e verdades

A futura mamãe deve ter um cuidado especial com a alimentação, para garantir que o bebê nasça com saúde. Tantas preocupações durante a gravidez…

A futura mamãe deve ter um cuidado especial com a alimentação, para garantir que o bebê nasça com saúde. Tantas preocupações durante a gravidez dão origem a uma série de mitos relacionados ao assunto. Pensando em esclarecer os fatos, selecionamos o que é mito e o que é verdade sobre a alimentação da grávida.

A alimentação saudável é essencial na gravidez. (Foto: divulgação)

Alimentação de grávida

Durante a gravidez é normal  a gestante ter várias dúvidas sobre a alimentação, que na maioria das vezes não passam de mitos. A lenda de que a gestante deve comer por dois é uma das principais que passam de geração para geração. Segundo especialistas, é preciso ficar atento para as histórias contadas. Afinal, cada organismo funciona de uma forma.  Se gestante comeu chocolate e a criança não teve cólica após o nascimento, isso não significa que o mesmo acontecerá com as demais.

Uma alimentação equilibrada é essencial para prevenir os desconfortos e garantir o bem-estar da mãe e do bebê. É importante que a gestante saiba o que é mito e verdade sobre a alimentação. Afinal, quando isso não é esclarecido, ela pode ingerir poucos nutrientes ao longo da gravidez, prejudicando a própria saúde e também a do bebê.

A alimentação deve ser balanceada na gestação. (Foto: divulgação)

Veja também dieta saudável para gestante 

Mitos e verdades sobre alimentação na gravidez

1. Se a grávida sente vontade de comer algo e não come, isso pode afetar a criança.

Mito. Não existe comprovação científica de que isso afete a criança. Portanto, o desejo de comer algo pode ser suprido sem pressas.

2. O chocolate e feijão consumidos durante a gravidez podem provocar cólicas no bebê.

Verdade. Esses alimentos são fermentativos e formadores de gases, e é provável que afetem o bebê. Apesar disso, o feijão é um alimento rico em ferro, nutriente essencial para a gestante e a criança.

Continuar Lendo  Passagens baratas de avião 2015-2016 - passagens promocionais

3. Quanto mais leite a gestante consumir, mais leite produzirá.

Mito. O grande estímulo para amamentação é o próprio ato de amamentar. O consumo de alimentos calóricos não interfere e consumir líquidos pode ajudar.

4. Comer banana ajuda a diminuir as cãibras.

Verdade. A banana é rica em potássio e pode ajudar a aliviar as cãibras. Portanto, trata-se de um excelente alimento aliado da gestante.

5. O café pode deixar o bebê irritado.

Mito. O consumo de café em pequenas quantidades não fará mal nenhum ao bebê.

A banana ajuda a prevenir as cãibras na gravidez. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de uma alimentação saudável na gravidez

A alimentação da grávida gera mitos e verdades que podem colocar em risco a saúde do bebê e da mãe. Sendo assim, é importante esclarecer todas as dúvidas da gestante em relação a sua alimentação para evitar problemas. Aposte no consumo de alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes, pois ajudam no crescimento e desenvolvimento da criança.

Top