Alimentação contra os sintomas da menopausa

Ao decorrer da vida a mulher convive com o ciclo menstrual, que é de origem fisiológica quando há fecundação do ovócito. A menstruação começa…

Ao decorrer da vida a mulher convive com o ciclo menstrual, que é de origem fisiológica quando há fecundação do ovócito. A menstruação começa geralmente na pré adolescência, podendo ocorrer entre as faixas de idade de 9 aos 18 anos, a partir disso caso o ciclo menstrual não comece, pode ser indicativo de alguma doença e é necessário procurar um especialista.
Com o passar dos anos, as mulheres vão atingindo uma idade mais avançada, e a partir daí os ovários param de produzir estrógenos, e é onde da início da temida menopausa.

A menopausa coloca fim ao ciclo menstrual, e pode ocorrer durante a idade de 45 a 55 anos, podendo variar de mulher para mulher. A menopausa fisiológica ocorre normalmente no processo de envelhecimento da mulher, e causam diversos sintomas negativos e incômodos para as mulheres, tais como: Onda de calor, parestesia, insônia, impaciência e nervosismo, depressão, cansaço, artrodinia e/ou Mialgia, cefaleia, palpitação e entre outros sintomas, que variam de intensidade de pessoa para pessoa.

Como a menopausa faz parte de um processo natural da vida de toda mulher, o tratamento com medicação é iniciado devido aos efeitos que esse período traz para as mulheres, é então que começa a famosa reposição hormonal.

Existem estudos envolvendo o consumo de determinados alimentos na menopausa, dos quais em alguns casos ajudam a reduzir os sintomas desse período na vida de qualquer mulher, e para auxiliar as mulheres que buscam a alimentação contra sintomas da menopausa vejam algumas dicas.

A soja é uma aliada das mulheres no combate contra os sintomas da menopausa, pois em uma pesquisa foi constatado que somente 9% das mulheres asiáticas que consomem soja em grande quantidade têm os sintomas da menopausa, enquanto com as mulheres ocidentais que não consomem soja regularmente os sintomas atingem de 80% a 90% delas. Portanto, apostar em soja na alimentação pode auxiliar nos sintomas, principalmente nas ondas de calor.

Continuar Lendo  Bolinhos de atum

Alguns especialistas indicam alimentos para comer na menopausa, como os que contenham quercetina, substância presente na maçã e na cebola. A coenzima Q10 presente na sardinha e aveia. Também ajudam contra os sintomas o boro, basta consumir frutas não cítricas, como pêssego, legumes e castanhas. E para evitar problemas nos ossos, o consumo de cálcio é essencial, e ele está presente em várias fontes, como legumes verdes, leite e derivados, cereais e frutas secas e etc. Beber bastante água também é fundamental, além de evitar o excesso de açúcar, sal e carne vermelha nas refeições. Aumentar o consumo de peixe, principalmente salmão e atum também é uma das recomendações de especialistas no assunto.

Além de todos esses alimentos indicados na menopausa a prática de atividades físicas ajuda a diminuir os sintomas da menopausa. Com uma simples mudança na alimentação e deixando o sedentarismo de lado, a mulher pode passar pela menopausa sem grandes problemas, isso sem contar que com uma alimentação adequada e balanceada será mais fácil manter o peso, a boa forma e a saúde.

Top