Alho para prevenir câncer: saiba mais

O câncer está entre as doenças que mais aumentaram, nos últimos tempos. Nunca se sabe se esse terrível mal irá surgir, mas sabe-se que o estilo de vida do indivíduo contribui, muito, para o desenvolvimento do câncer. A alimentação tem papel fundamental, na prevenção da doença. Frequentemente, são divulgados estudos que apontam determinados alimentos como importantes auxiliares na prevenção de diferentes tipos de doenças. Não é novidade que o alho – usado como tempero, no Brasil – tem concentrações de substâncias altamente benéficas ao organismo. Mas o consumo de alho para prevenir câncer tem sido mais incentivado, recentemente. Saiba mais.

Alho também seria um poderoso aliado, na prevenção do câncer (Foto: Divulgação)

Benefícios do alho na alimentação

O alho possui nutrientes muito importantes, como as vitaminas B1, B6, C, além de cobre, ferro, potássio, magnésio, zinco, iodo, selênio e fósforo. Ele também tem potencial fitoquímico, atuando contra o infarto, prevenindo contra aterosclerose e alguns tipos de câncer. Além disso, ele é antisséptico, antitérmico e analgésico.

Na China, um estudo realizado no Jiangsu Provincial Centre for Disease Control and Prevention afirmou que as pessoas que consomem alho cru, com frequência, têm 44% menos de chances de sofrer com o câncer, especialmente o de pulmão.

O alho também ajudaria a prevenir câncer de estômago, intestino, mama e esôfago. Isso acontece porque suas propriedades agem, inibindo o metabolismo de células tumorais, a iniciação de carcinogênese e a modulação da resposta imunológica.

Estudos mostram que o alho impede o crescimento de células cancerígenas (Foto: Divulgação)

Basicamente, pode-se explicar a ação do alho, de seguinte forma: nossas células têm um tempo de vida. Elas se multiplicam, as novas crescem e voltam a se multiplicar e morrem. As células cancerígenas, que têm um defeito no DNA, também crescem e se multiplicam, porém nunca morrem. O tratamento contra o câncer, portanto, tenta matar tais células. Estudos afirmaram que, ao pingar óleo de alho sobre células de câncer, elas paravam de crescer e se multiplicar. Vale dizer que a cebola contém propriedades semelhantes. Juntos, ela e o alho seriam importantes aliados contra a doença.

Como consumir alho para prevenir câncer

Consumir alho cru pode ser ainda melhor (Foto: Divulgação)

Quem gosta de consumir alho cru pode ser beneficiar mais com suas propriedades. Quatro ou cinco dentes, por semana, seriam suficientes para se combater diferentes males à saúde. No entanto, ele pode ser indigesto para muitos ou, em alguns casos, a preocupação com o hálito ruim, após suas ingestão, impede que muitos o consumam, desta forma. Vale, então, adicioná-lo como tempero, em todas as receitas, consumindo-o em sua forma cozida.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

One Response - Add Comment

Reply