Alho atua no combate a vários tipos de doenças

O alho é utilizado não apenas como alimento, mas como componente de uso medicinal (…)

 

A saúde deveria ser assunto fundamental para as pessoas. Todos deveriam ter a consciência de que uma boa alimentação é fator primordial para que se possa desfrutar de uma vida saudável e cheia de vigor em todas suas etapas, ou seja, na infância, fase jovem e adulta.

Mas, infelizmente poucos brasileiros se dão conta que muitos alimentos são fortes aliados para o benefício da saúde; alimentos que muitos nem imaginam como é o caso do alho. Ele é um elemento riquíssimo em vitaminas e nutrientes.

Há séculos, o alho é utilizado em vários países não apenas como alimento, mas como componente de uso medicinal no combate a vários tipos de problema. No Brasil, ele é bem conhecido das cozinhas brasileiras, mas o que poucos conhecem é que ele é ótimo para combater doenças como hipertensão, problemas do coração, auxilia o sistema imunológico do corpo e pode até evitar o surgimento de alguns tipos de câncer. O suco feito com o alho, por exemplo, é excelente para evitar problemas como gripe ou inflamações na garganta. Isso porque o alho brasileiro (Alium sativum) tem um grande efeito antibiótico natural.

Em recente pesquisa realizada por um especialista da Unicamp, foi analisado que alguns tipos de medicamentos para combater infecções e bactérias sofrem uma espécie de “estímulo” por causa do alho. Na pesquisa, ficou comprovado que o consumo de alho associado a alguns tipos de antibióticos contribui na melhora do estado de saúde muito embora ele não seja um medicamento.

O alho também é um ótimo antisséptico natural e antimicrobiano e muito proveitoso no tratamento de infecções e bactérias. Seus efeitos podem ser vistos em diversas pessoas que fazem uso deles para combater diversas doenças, há muitos anos. Outros problemas que o alho combate são os problemas de reumatismos e artrite. Os resultados são realmente muito eficientes. No entanto, a gama de benefícios que o alho pode produzir é imensa como o combate da sífilis, difteria, casos de cólera, doenças do fígado, dentre muitas outras.

Leia Também:  Cebola e Alho Podem Envenenar Cachorros

Sobre as infecções, o alho é um fitoterápico que estimula o organismo a combater os mais variados tipos de infecção. Isto já é conhecido por muitas pessoas ao longo dos anos. Por isso, salientamos que é de extrema importância fazer o uso do alho não apenas como ingredientes da alimentação, mas em outras formas como sucos e acompanhamentos de medicamentos. É sempre bom lembrar que os ótimos efeitos do alho não excluem a necessidade de usar medicamentos e seguir as orientações dos médicos visto que para cada caso existe um cuidado especial e só um profissional de saúde terá condições de determinar quais os tratamentos devem ser adotados.

Top