Algoritmo do Tik Tok: o segredo do entretenimento viciante

Felipo Bellini 22/12/2021 Notícias

O algoritmo do Tik Tok é uma das peças fundamentais para fazer com que as pessoas passem horas e horas  no aplicativo. Esse algoritmo que é responsável por personalizar o feed For You de cada usuário e todo conteúdo que aparece é personalizado de acordo com os gostos e necessidades da pessoa. 

Saiba mais sobre o algoritmo do Tik Tok e descubra o segredo desse novo entretenimento.

Como funciona o algoritmo?

O algoritmo do Tik Tok é uma complexa metodologia capaz de fazer com que apareçam vídeos de acordo com o gosto do usuário na página For You, ou seja, o feed inicial do aplicativo. É possível afirmar que dois usuários do Tik Tok não vão ver o mesmo vídeo em sua página For You e que eles podem mudar conforme as pesquisas da pessoa ou mudança de hábitos.

Algoritmo do Tik Tok o segredo do entretenimento viciante (2)

Fonte/Reprodução: original

Basicamente, o algoritmo do Tik Tok funciona para trazer recomendações de um conteúdo personalizado até seu usuário conforme suas interações e características pessoais, informações recolhidas através de sua própria movimentação na plataforma. Já no primeiro contato da pessoa com o Tik Tok, ele já é capaz de determinar algumas recomendações a esse usuário por meio da sua classificação de conteúdo.

O sistema de recomendações de cada rede social é o que faz elas serem únicas, por isso o algoritmo é o que mais atrai pessoas para determinadas redes sociais. Antigamente, as redes sociais mantinham o funcionamento de seus algoritmos em segredo extremo, porém há pouco tempo a maioria delas resolveram compartilhar todo o mistério dos algoritmos.

Quais objetivos de funcionamento do algoritmo do Tik Tok?

O Tik Tok é um sucesso entre a cultura jovem e online atualmente, ao contrário de muitas redes sociais já existentes na internet, o Tik Tok consegue exibir uma movimentação infinita de vídeos totalmente escolhidos de acordo com as inclinações de cada um dos utilizadores.

O principal objetivo do algoritmo do Tik Tok é enviar conteúdo personalizado para cada um de seus usuários. Quanto mais o feed inicial for voltado para o estilo e gostos daquela pessoa, mais tempo ela passará na rede social e as chances de uma possível criação de conteúdo aumentarão.

Com isso, o Tik Tok consegue manter seus usuários na plataforma e assistir cada vez mais vídeos. Esse sistema é responsável por deixar as pessoas viciadas em sua página For You, pois lá só vai aparecer o que elas realmente querem ver.

Para que é ajustado o sistema de algoritmo do Tik Tok?

O sistema  de algoritmo do Tik Tok é ajustado por meio das recomendações e interações que um usuário faz com o conteúdo dentro do aplicativo. É essa página responsável em manter os usuários vidrados em outras criações na rede social.  A página For You de cada um é construída com base em:

  • Contas que o usuário segue;
  • Criadores que foram silenciados pelo usuário;
  • Comentários realizados;
  • Vídeos compartilhados;
  • Vídeos que favoritou;
  • Vídeos marcados como ‘’Não tenho interesse’’;
  • Vídeos denunciados;
  • Vídeos assistidos até seu término;
  • Conteúdo criado.

Além disso, as configurações da conta também fazem a diferença na criação do For You de cada pessoa. As configurações são responsáveis pela otimização do conteúdo e seu desempenho. O algoritmo do Tik Tok leva em consideração a preferência de idioma, país, o tipo de dispositivo em que a conta está logada e as categorias que despertam interesse no usuário. 

Sem dúvidas o Tik Tok é uma plataforma de sucesso nos dias atuais, não só para jovens. Atualmente, a empresa passou  os 689 milhões de usuários ativos em sua plataforma. Ele também ocupa o segundo lugar de aplicativos mais baixados dos últimos tempos. Com certeza um dos motivos desse sucesso todo é por causa de seus algoritmos que conseguem entregar o que as pessoas querem.

Outros artigos

Curso de Bombeiro Hidráulico Gratuito RJ

26/10/2017

Curso de Bombeiro Hidráulico Gratuito RJ

Curso de Bombeiro Hidráulico Gratuito RJ é oferecido para profissionais que buscam uma recolocação profissional no mercado de trabalho ou o primeiro emprego no setor...

5 motivos para se vestir melhor

23/04/2015

5 motivos para se vestir melhor

5 motivos para se vestir melhor que vão te mostrar como isso pode mudar você e tudo a sua volta mesmo sem perceber. O que você veste mostra mais de você do que imagi...

5 Truques para uma pele menos oleosa

02/06/2016

5 Truques para uma pele menos oleosa

Quer deixar a sua pele menos oleosa? Então você está no lugar certo! Leia a matéria e confira 5 truques infalíveis, que prometem minimizar a produção natural de óleo...