Alface com azeite contra pressão alta

Alface com azeite contra pressão alta

Alface com azeite contra pressão alta. Essa simples receita caseira é bastante poderosa para combater a hipertensão, uma das doenças mais perigosas do mundo.…

Por Andre em 04/09/2014

Alface com azeite contra pressão alta. Essa simples receita caseira é bastante poderosa para combater a hipertensão, uma das doenças mais perigosas do mundo. Foi o que concluiu o estudo comandado por Phillip Eaton, professor de bioquímica do King’s College, em Londres (Inglaterra).

A pressão alta é uma doença silenciosa e bastante perigosa (Foto: Divulgação)

De acordo com o pesquisador, uma alimentação balanceada, que combina gorduras insaturadas, como as encontradas no azeite de oliva, com vegetais ricos em nitritos, como é o caso da alface, pode ser muito útil para proteger qualquer pessoa dos problemas causados pela hipertensão.

A pressão alta, que pode acometer homens e mulheres de qualquer faixa etária, surge quando as artérias se estreitam, aumentando a necessidade de o coração bombear com mais força, para que o sangue circule por todo o corpo. Isso resulta em danos às artérias e dilatação do coração, podendo levar a problemas como o acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, entre outros.

Conheça as causas da hipertensão

Colesterol alto: como combater

Alface com azeite contra pressão alta

Alface com azeite contra pressão alta (Foto: Divulgação)

Para chegar à conclusão de que alface e azeite reduzem a hipertensão, o professor do King’s College London ligou dois de seus achados em laboratório. Ele descobriu que os nitrolipídios reduziram a pressão arterial nas cobaias, e observou que essa substância atua na inibição de uma enzima responsável por aumentar a pressão.

Ao juntar os pontos, ele viu que para a formação dos nitrolipídios, é necessário combinar os nitratos (ou nitritos) presentes nos vegetais verdes, com as gorduras insaturadas, como as do azeite. Ou seja, fazer uma salada que inclui alface e azeite é ótimo para combater a pressão alta.

Os benefícios do azeite vão muito além desse, já que ele ajuda a regular o colesterol, protege o coração de vários problemas, diminui o risco de câncer, protege o cérebro, auxilia no emagrecimento, diminui a dor crônica, previne e combate a diabetes e ainda é bom para os ossos.

Já os benefícios da alface incluem a redução da inflamação, controle do câncer, diminuição dos níveis de colesterol, controle da ansiedade, indução do sono e proteção dos neurônios, entre outros.

Outras combinações que dão origem aos nitrolipídios

Aquela famosa saladinha, que muitas pessoas adoram, pode trazer ótimos benefícios para a saúde (Foto: Divulgação)

Além de alface com azeite contra pressão alta, outras combinações interessantes são azeite com beterraba, beterraba com salmão e nozes com espinafre, que também dão origem aos nitrolipídios e ajudam a baixar a pressão alta.

Top