Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços> Alerta Amber: o que é, como funciona

Alerta Amber: o que é, como funciona

Por Isah

Estima-se que, todos os anos, 40 mil crianças desaparecem no Brasil. O número é assustador, afinal, equivale à população de uma cidade de pequeno porte. Apesar da grande quantidade de menores desaparecidos, o país não tem um sistema eficiente para alertar e controlar esta realidade.

O Alerta Amber tem como objetivo mobilizar a população para encontrar crianças desaparecidas. (Foto:Divulgação)

Nos últimos tempos, os brasileiros estão pedindo a criação de um Aleta Amber no Brasil para reduzir o número de desaparecimentos.

O que é o Alerta Amber?

O Alerta Amber é um plano que existe nos Estados Unidos com o objetivo de mobilizar a população na busca por crianças desaparecidas. O sistema existe desde 1996 e serviu de modelo para muitos outros países.

Amber Hagerman, sequestrada e morta em 1996. (Foto: Divulgação)

A escolha do nome Amber é uma homenagem a Amber Hagerman, uma garotinha que foi sequestrada e morta em 1996. O seu caso continua um mistério até hoje, mas sabe-se que ela foi raptada por um homem enquanto andava de bicicleta.

A morte de Amber desencadeou uma série de protestos e levou a fundação de um sistema de alerta, no qual os meios de comunicação são mobilizados em função do desaparecimento de crianças.

Como funciona o Alerta Amber?

O Amber avisa o público quando uma criança é sequestrada nos EUA, através de e-mails, TV, rádio, sinais de trânsito, outdoor eletrônico, mensagens de texto SMS, entre outros recursos. O principal objetivo do plano consiste em resgatar os desaparecidos nas primeiras horas após o sequestro.

As primeiras horas após o desaparecimento são cruciais para a criança. De acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, 74% das crianças sequestradas e encontradas mortas foram assassinadas nas primeiras horas após desaparecerem.

O sistema aciona os meios de comunicação. (Foto:Divulgação)

O sistema de alerta costuma seguir etapas. Primeiro os policiais confirmam o rapto. As autoridades, então, determinam alguns critérios para definir uma pessoa desaparecida, como idade inferior a 18 anos e situação de perigo. Alguns policiais só fazem o alerta em casos de crianças menores de 12 anos.

Se a criança se enquadra no perfil do plano, o Alerta Amber coleta o máximo de informações a respeito da criança e do suposto sequestrador. Em seguida, as autoridades acionam os meios de comunicação, como TV e rádio, interrompendo as programações. O sistema trabalha em parceria com o Departamento de Transportes para veicular os alertas nos monitores eletrônicos.

O Alerta Amber contribuiu significativamente com a recuperação de crianças sequestradas. Até setembro de 2006, cerca de 200 menores foram salvos.

Recomendado para você
Serviços

Site Ricardo Eletro, www.ricardoeletro.com.br

Serviços

Bondfaro Notebooks

Celular

Netsabe Uberlândia

Serviços

Como parcelar suas dívidas no Poupatempo

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *