Alergias do verão – cuidados

Durante a estação mais quente do ano muitas pessoas gostam de aproveitar os finais de semana ou as férias inteiras em praias e campos;…

Durante a estação mais quente do ano muitas pessoas gostam de aproveitar os finais de semana ou as férias inteiras em praias e campos; é notado por quem faz esses tipos de passeios e também por aqueles que ficam em casa que nessa época costumam aparecer alergias que deixam o corpo todo vermelho e irritado. Saiba quais os tipos que mais atacam nesta estação e fique por dentro de alguns cuidados que você pode ter para evitá-las. Confira!

Alergias de verão - veja como cuidar (Foto: Divulgação)

Alergias:

Existem diversos fatores do verão que contribuem para o aparecimento das alergias como o calor e tempo seco, exposição ao sol, contato com areia, plantas, por isso, veja alguns tipos de alergia abaixo e previna-se:

Alergia a produtos químicos: alergia a cremes, filtros solares e bronzeadores costuma ser frequente no verão, pois às vezes esses produtos contêm itens que não fazem bem a pele (varia de pessoa para pessoa) e com a ajuda do sol o resultado não é nada agradável como exemplo os bronzeadores caseiros que podem causar sérios problemas como graves queimaduras. O ideal é que antes de usar qualquer creme na pele consulte um dermatologista para melhor orientação.

Alergia a picadas de inseto: com o calor os insetos como os pernilongos atacam muito, principalmente as crianças fazendo com que elas fiquem com bolinhas vermelhas pelo corpo que não podem ser coçadas para não virar ferida e ter maiores complicações. Para prevenir, o correto é usar telas nas janelas, dedetização e até sabonetes e cremes repelentes recomendados por médicos.

Cremes, bronzeadores e alguns tipos de repelentes podem causar alergia (Foto: Divulgação)

Fitofotodermatite: são manchas causadas pelo sumo de cascas de frutas como limão, laranja e mais frutas e também por derrubar sorvete e permanecer no sol, isso faz com que a pele fique com marcas iguais queimaduras. O bom é sempre lavar as mãos após o contato com frutas cítricas. Tomar remédios (geralmente os derivados de sulfa e alguns analgéticos) e em seguida ficar exposto ao sol também pode causar problemas a pele. Nesse caso o indicado é se informar com o médico sobre os efeitos do remédio a luz solar.

Leia Também:  Hidratação com cenoura para os cabelos passo a passo

Micoses: é muito fácil pegar fungos (micose) durante o verão, principalmente porque as pessoas ficam com os pés descalços ou as crianças brincando na areia, por exemplo, o ideal é não andar descalço e tomar outros cuidados como citaremos a seguir que servirá muito para evitar esta e as outras alergias.

  • Evitar deixar as crianças muito tempo brincando na areia;
  • Se alimentar bem de forma saudável com frutas e verduras;
  • Nunca passar pomadas ou tomar qualquer outro medicamento sem receita médica;
  • Tomar sol nos horários recomendados – antes das 11 horas da manhã e depois das 16 horas.
Previna-se e curta o verão sem alergias.

Top