Alergia e intolerância alimentar: diferença

PUBLICIDADE
A alergia e intolerância alimentar são problemas distintos

O processo alérgico nada mais é do que uma resposta imunológica exagerada e sem sentido, pois é dirigida contra um agente não patogênico (que pode ser o pólen de plantas ou partículas de perfumes e alimentos), chamado de alérgeno. Em algumas situações o problema pode cursar com sérias complicações. Entretanto a alergia alimentar pode acabar sendo confundida com outra patologia, bem menos grave, porém bastante semelhante. Saiba mais sobre o assunto.

Entendendo a alergia alimentar

Existem algumas explicações que justificam a montagem de uma resposta errada do sistema imunológico. Ao ingerir determinado alimento, suas moléculas entram em contato com as células do organismo, inclusive as responsáveis pela defesa, que podem se “confundir” e considerar o alérgeno como potencial substância patogênica. Outra possibilidade é a formação de uma resposta exagerada para barrar um agente de pouca importância.

Conheça as alergias alimentares mais comuns.

PUBLICIDADE

A alergia alimentar é uma resposta imediata, que geralmente surge em 15 a 20 minutos depois da ingestão do alimento causador da alergia. Os sintomas são sistêmicos, não se limitando ao trato gastrintestinal, e as queixas mais frequentes são:

  • Lesões de coloração avermelhada e de prurido intenso, que surgem na pele da região em volta dos lábios e tronco;
  • Dores na região abdominal;
  • Náuseas e vômitos;
  • Falta de ar progressiva, que pode ir se agravando rapidamente, cursando com bloqueio total da respiração.
A alergia alimentar é mais frequente em bebês

Entendendo a intolerância alimentar

Diferente da alergia, a intolerância alimentar é um problema que se apresenta mais tardiamente, podendo levar dias para que surjam as primeiras manifestações clínicas. Outra característica dessa entidade é que as queixas são restritas ao trato gastrintestinal. Os principais sintomas são:

  • Cansaço, olheiras e dor de cabeça;
  • Hiperatividade;
  • Hipoglicemia;
  • Dores articulares;
  • Diarreia e flatos;
  • Náuseas e vômito.

Na intolerância alimentar não ocorre a reposta imunológica exagerada (por isso o quadro clínico não é sistêmico). Nessas situações o real problema é a dificuldade ou incapacidade do sistema gastrointestinal em digerir certos alimentos, que acabam se acumulando na luz dos órgãos, resultando no aparecimento quadro clínico.

Saiba como lidar com a intolerância alimentar.

A intolerância alimentar cursa com sintomas restritos ao trato gastrintestinal

É fundamental que os pais fiquem atentos ao surgimento de sintomas que possam indicar um desses problemas de saúde, pois apesar da intolerância não ser um evento com potencial risco de vida, a alergia é uma entidade com grandes chances de complicação. É recomendado procurar por auxílio médico para maiores esclarecimentos.

PUBLICIDADE

Leia também:

1 comentário

  • sempre que como algum alimento que contém gluten me sinto mal, pois tenho a sensação que estou inchada, e sinto um grande desconforto. já li, vários artigos sobre o tema, porém o único sintoma que tenho é o que coloquei.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.