Alergia a Esmalte de Unhas Sintomas

PUBLICIDADE

Geralmente as mulheres adoram cuidar das unhas. Não apenas por uma questão de higiene mas sim de vaidade afinal belas unhas fazem parte do visual e ajudam quanto a autoestima. Muitas de nós nem se limitam apenas aos cuidados semanais, desenvolvendo verdadeira adoração a esmaltes e ficando de olho em todas as novidades sobre tendências e cuidados com as garras. Mas o que acontece quando a alergia ao esmalte se manifesta?

Sim, isso existe. Embora o esmalte sirva para mais do que embelezar nossas unhas, afinal ele auxilia no fortalecimento além de proteger contra as agressões diárias, ele também pode provocar alergias. O problema acontece devido à composição do produto e os principais causadores da situação são o formaldeído (presente na resina do esmalte para dar aderência e durabilidade), o tolueno (solvente tradicional) e a mica (pigmento usado nos esmaltes cintilantes e perolados)

Mas como saber se eu tenho a alergia ao esmalte?

PUBLICIDADE

Os sinais não são difíceis de identificar. Os principais sintomas da alergia ao esmalte de unha são coceiras, inchaços e vermelhidão nas pálpebras, pescoço, rosto e mãos. E essa alergia é tão comum que alguns dos ingredientes problemáticos foram proibidos nos esmaltes de países como Estados Unidos, Canadá e outros localizados no leste europeu.

Não adianta usar a base antes de aplicar o esmalte porque ela também contém as mesmas substâncias problemáticas. Sendo assim o que dá para ser feito em primeiro lugar é recorrer ao dermatologista ou médico alergista porque há testes que podem ser feitos para detectar se por acaso trata-se mesmo de uma alergia ao produto, e também para saber quais são os componentes causadores do problema. No mais, será necessário que esta pessoa passe a usar esmaltes antialérgicos, o que pode resolver o problema na maioria das vezes caso a alergia seja ao formaldeído ou ao tolueno, já que pode acontecer de não ser somente eles os agentes causadores.

Onde encontrar esmaltes antialérgicos?

Encontrar esmaltes antialérgicos é mais fácil do que você imagina, afinal há marcas nacionais com produtos livres dessas substâncias em sua composição e outras que oferecem uma linha específica para quem não quer deixar de cuidar das unhas. De acordo com as garotas do blog Coisas de Diva, as marcas Colorama, Argento e Ludurana não contém tais componentes. Já as marcas Risqué, Impala e Speciallitá possuem a linha free, sem tolueno e formaldeído, com a desvantagem de serem mais caros que os tradicionais.

PUBLICIDADE

As garotas do blog também citam como obstáculo a falta de cores para esse mercado, que atendem somente as cores clássicas como vermelhos, marrons, brancos e rosas. Para resolver o problema elas sugerem a compra dos importados americanos, já que por lá as substâncias alérgicas são proibidas. No Brasil dá para encontrar as marcas Revlon, Mac, Artdeco, Orly e Bourjois. Outras marcas podem ser encontradas e adquiridas através de compras online, porém os preços podem ficar um pouco mais salgados.

Só mais um aviso: quem tem a alergia também deve tomar cuidado ao adquirir base, óleo secante e outros já que esses produtos têm os mesmos componentes que os esmaltes comuns.

PUBLICIDADE

E então? Gostou? Seguindo essas dicas ninguém precisa ficar passando vontade. E lembre-se: alergista sempre!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.