Airbnb Brasil: como se cadastrar

Quando planejamos uma viagem, um dos itens que mais costuma pesar no orçamento é a hospedagem, principalmente se você optar por hotéis e pousadas…

Por Andre em 05/04/2012

Quando planejamos uma viagem, um dos itens que mais costuma pesar no orçamento é a hospedagem, principalmente se você optar por hotéis e pousadas de maior luxo. Com isso, ou acabamos passando menos tempo do que havia sido combinado ou então procuramos um lugar para se hospedar com menos conforto, pagando valores mais baixos. Para mudar essa situação, foi criado o site Airbnb, que nasceu das ideias de três designers da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, que em uma determinada situação alugaram a própria casa para participantes de um congresso.

Dali em diante, eles começaram a divulgar esse tipo de serviço na internet, reunindo pessoas que alugavam quartos em suas casas e apartamentos para quem estivesse disposto a pagar menos e perder um pouco da privacidade, já que estariam em contato direto com os proprietários durante a estadia. O que começou pequeno, hoje já soma mais de 5 milhões de reservas solicitadas através do site www.airbnb.com, que possui anúncios de hospedagens em cerca de 19.000 cidades espalhadas pelo mundo, em 192 países.

No Brasil

O site, que acabou se tornando uma espécie de rede social dos viajantes, tem milhares de adeptos no Brasil e até uma versão em português. O Airbnb Brasil pode ser acessado por meio do endereço eletrônico www.airbnb.com.br. Lá você encontra anúncios de hospedagem em todo o país, além, é claro, de milhares de destinos no exterior.

Caso você esteja pensando em hospedar alguém, alugando um quarto em sua residência ou até mesmo a casa inteira, também pode fazer o seu anúncio na página e aguardar pelas ofertas. É uma oportunidade interessante para você conhecer novas culturas e gente diferente, sendo o hospedeiro ou o hóspede.

O pagamento é feito por meio do cartão de crédito e os contatos entre o dono da residência e o visitante, antes da viagem, são feitos através do próprio Airbnb Brasil. Depois que ficar hospedado, você ainda pode deixar uma mensagem na página comentando sobre os dias que passou naquele lugar, indicando ou não aquela casa para outros usuários.

Fazendo o seu cadastro

Agora que você já sabe como funciona o Airbnb Brasil, deve estar se perguntando como se cadastrar. Para fazer parte da rede, basta acessar o site www.airbnb.com.br e clicar na seção “Cadastre-se”. Depois, é necessário criar uma conta, informando nome, sobrenome e e-mail, além de cadastrar uma senha. Não é cobrada nenhuma taxa para efetuar o cadastro.

Feito isso, você já está cadastrado e pronto para começar a usar os serviços do Airbnb Brasil.

Top