Água: a importância e a simbologia deste recurso

No dia internacional da água, comemorado em 22 de março, é importante repensar o quanto este líquido é precioso para a sobrevivência dos seres…

Por Isabella Moretti em 22/03/2012

A água é um patrimônio que deve ser preservado.

No dia internacional da água, comemorado em 22 de março, é importante repensar o quanto este líquido é precioso para a sobrevivência dos seres na Terra. A água não favorece apenas a sobrevivência, ela na verdade foi responsável pelo surgimento da vida no planeta e esteve presente no processo de evolução ao longo de milhões de anos.

Entenda a importância da água

Apesar de ser responsável por 70% da superfície da Terra planeta, apenas 2,2% da água pode ser usada pelo homem. Segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), a quantidade é suficiente para dar conta das necessidades das populações, mas é fundamental que não haja desperdício ou poluição por parte dos indivíduos.

Devido à má utilização da água, existem povos que são privadas deste recurso. Estima-se que 1,2 bilhão de pessoas no mundo não tem acesso ao recurso em condição potável, incluindo principalmente países da África e do Oriente Médio.  A OMS (Organização Mundial de Saúde) acredita ainda que daqui alguns anos a escassez da água se tornará ainda mais palpável, afinal, cerca de 2,8 bilhões de pessoas terão que sobreviver com a falta deste recurso.

A água hidrata o corpo, contribui com a higiene e assume outras tantas funções.

Além de ser importante para garantir a hidratação do corpo, a água também serve para o cultivo de alimentos, criação de animais, transporte e higiene.  Ela se transformou em um patrimônio mundial que deve ser preservado para as próximas gerações, como consta na Declaração Universal dos Direitos da Água.

A água é considerada um bem natural e tem como responsabilidade criar condições de vida no planeta. Com a ameaça de escassez, o seu uso deve ser controlado diariamente.

O poder simbólico da água

A água tem estreita relação com os sentimentos humanos, ou seja, com o emocional de cada indivíduo. Tal como acontece com o recurso natural, as emoções também acabam sendo poluídas ao longo da vida, toxinas estas que só podem ser combatidas quando o indivíduo toma partido de boas ações e consegue purificar-se. A água também pode ser associada ao movimento da vida.

A água serve de elemento simbólico para o batizado.

O elemento água é explorado de várias formas, levando em conta o seu poder simbólico. A água possui a capacidade de levar mensagens, armazenar memórias e contribuir com a purificação. Por exemplo, experimente escrever em um papel os sentimentos que necessitam de energias positivas, depois o coloque dentro de uma garrafinha, que deve ser lançada no mar, no rio ou colocada na própria caixa d’água.

A água benta é outro bom exemplo da simbologia. O recurso, marcado pela ideia de purificação, torna-se fundamental nas igrejas para alguns sacramentos, como é o caso do batismo. O uso da água na religião visa à limpeza espiritual e a proteção.

 

Top